Um convento que é hotel de charme e mostra uma região

Entre as ribeiras da Sertã e do Amioso construiu-se no século XVII um convento que é hoje um hotel de charme, de 25 quartos. Ponto de partida para se descobrir as belezas da zona Centro.

Nesta vila no Centro do país, a meio caminho de importantes cidades como Coimbra ou Tomar e perto da aldeia histórica de Monsanto e das aldeias do xisto, um antigo convento franciscano foi recuperado para dar origem a um hotel. Inaugurado em 2013, é agora uma espécie de ponto de partida para se conhecer as atrações da região.

Mas o início do projeto «não foi fácil», conta Elsa Marçal, diretora do hotel. A empresa que ficou com o espaço – na altura degradado e que já tinha sido quartel da GNR, casa de habitação e escola – é a empresa familiar Santos & Marçal, criada há mais de quatro décadas pelos pais de Elsa. A empresa que começou na área da restauração e tinha já um turismo rural, a Quinta de Santa Teresinha, aventurou-se num projeto diferente. Reabilitar o espaço não foi fácil, mas acabou por não ser tão difícil como o que veio a seguir.

«A arquitetura do hotel já é imponente», por isso apostou-se numa reabilitação sóbria que preservasse a história do edifício (como se vê, por exemplo nos confessionários do antigo claustro, agora sala de estar). Pensou-se acima de tudo no conforto e na economia local. «O hotel é 100 por cento nacional. Os artesãos da região fizeram as mesas, as cadeiras e tudo o que é decoração hotel», conta.

A parte mais difícil «foi contrariar o desconhecimento sobre a região». «Pensei que ia ser mais fácil», desabafa Elsa, que conhece a região onde nasceu e cresceu como a palma das mãos. Por isso, o primeiro ano foi de aprendizagem e de muito trabalho. Elsa elaborou uma série de roteiros com sugestões de passeios para fazer pela região onde, diz, «ainda há tempo para a calma». Destaque para as praias fluviais e espaços verdes próximos, à volta do rio Zêzere, como Cabril e o Moinho das Freiras ou as aldeias do xisto. O trabalho de divulgação da região começou a dar resultado. Já este ano, o Convento da Sertã surgiu no quarto posto da ranking de pequenos hotéis de Portugal dos prémios Travellers’ Choice (TripAdvisor).

Em homenagem à memória do convento, batizaram-se os quartos com nomes de pessoas que por lá passaram, desde frades a Clementina Relvas, a última pessoa a habitar o edifício, personalidade fascinante, irmã de José Relvas – que anunciou, em outubro de 1910, a implantação da República nas varandas da Câmara de Lisboa. Esta e outras histórias dignas de filme são dadas a conhecer em pequenas biografias disponibilizadas em cada um dos quartos.

Convento da Sertã Hotel
Rua do Convento, 12
Tel.: 274608493
Web: conventodasertahotel.pt
Preço: Quarto duplo a partir de 90 euros por noite (inclui pequeno-almoço)

 

Leia também:

Neste hotel há massagens com mel a dois metros de altura
Uma antiga pousada transformada em hotel rural
Hotel clássico do Algarve reabre agora com 5 estrelas



CONTEÚDO PATROCINADO