Sugestão do dia: Apetece estar no… Porto das Barcas

Todas os domingos a Evasões sugere um local especial onde apeteça estar. Esta semana a escolha recaiu no Porto das Barcas, um restaurante em Odemira que é também um porto de abrigo.

O peixe é a prioridade da casa. Aqui, vem-se sobretudo para almoçar ou jantar, a cozinha é exímia na demonstração do que se pode fazer quando se tem um mar fértil como este à soleira da porta – e aos pés, ao fundo do promontório, o congestionado porto de pesca que lhe empresta o nome. Deixam boas memórias a raia alhada, o arroz de limão com robalo e amêijoas e até os petiscos simples como salada de polvo (nota de bónus, aqui os vegetarianos não se irão aborrecer).

Sim, aqui vem-se para comer. Mas mal se para o carro, e se põe os olhos na esplanada, a vontade muda. O dia, de repente, ganha mais uma, duas, as horas que for necessário, para dar bom uso às espreguiçadeiras perfiladas de costas para o restaurante, de frente para o mar, a deixar adivinhar o imenso pôr-do-sol que só um horizonte tão amplo como este pode proporcionar. Aí, manda-se vir mais uma garrafa de vinho (a carta é rica em referências alentejanas), um cocktail, mais um petisco, e fica-se para o espetáculo. É permitido aplaudir.

É todo um outro Alentejo que se descobre, nas paisagens que rodeiam o Mira. A Duca tem vários passeios rio acima, incluindo um até Odemira (ida e volta, 5-7 horas).

Porto das Barcas
Morada: Estrada do Canal, Vila Nova de Milfontes
Tel.: 283997160
Horário: Das 12h00 às 15h00 e das 18h00 às 23h00. Encerra à terça.
Preço médio: 35 euros