A vindima faz-se à antiga nesta quinta em pleno Douro

Em época das vindimas, a Quinta do Pôpa, em plena região demarcada do Douro, abre as suas portas a quem quiser meter as mãos na uva e os pés no mosto.

É já uma tradição antiga nesta quinta, implementada desde que, em 2012, os irmãos Stéphane e Vanessa Ferreira aqui chegaram, para tomar conta dos destinos da propriedade do avô. Era ele o popular Pôpa, um homem crescido entre as vinhas, que encontrou aqui o “pedacinho do Douro” com o qual sempre sonhara toda a vida.

É também em homenagem ao avô Pôpa que, todos os anos, durante a época das vindimas, se realiza o programa “Vindima à do Pôpa”, em que a propriedade em Tabuaço abre as portas a quem queira conhecer (e participar) em todo o processo de vinificação – desde a apanha das uvas até ao saborear do vinho no copo. O programa, que é realizado num regime de exclusividade, ou seja apenas para grupos superiores a 12 pessoas e mediante reserva, começa com a apanha das uvas, que crescem, em socalcos, ao longo da Estrada Nacional 222, já por diversas vezes considerada uma das mais bonitas do mundo.

E com uma vista destas, até esta parte do trabalho, digamos, mais braçal, se torna mais leve. Segue-se então o momento mais aguardado por todos, a pisa na adega, que culmina com um retemperador almoço num jardim com vista para o Douro. Depois, há ainda tempo para um passeio pela propriedade e visitas à adega, cave e garrafeira.

 

Visitas todo o ano
Além do programa das vindimas, disponível apenas até ao final de outubro, a Quinta do Pôpas está de portas abertas durante todo o ano para vistas e provas de vinhos, almoços vínicos, piqueniques “pet friendly” ou mais diversos “programas ajustados” aos desejos de cada um.

 

AGENDA

Cycle-A-Wish by Night, Lisboa
21 de outubro
A cumprir este ano a quinta edição, este passeio noturno de bicicleta volta a aliar o desporto e a solidariedade, com a totalidade dos fundos angariados a reverterem para a realização de desejos a crianças e jovens gravemente doentes. O percurso, com cerca de oito quilómetros, irá percorrer a frente ribeirinha do Parque das Nações e o evento é aberto a participantes de todas as idades.
makeawish.pt

Trail do Colcurinho, Oliveira do Hospital
29 de outubro
Com partida e chegada no pitoresco Santuário de Nossa Senhora das Preces, na localidade de Vale Macieira, Freguesia de Aldeia das Dez, esta corrida pedestre na natureza é composta por três provas, um trail de 32km, um mini-trail de 12 km e uma caminhada de igual distância. Os percursos irão percorrer alguns dos mais bonitos trilhos, estradões e caminhos florestais desta zona da Serra do Açor.
werun.pt

Corrida do Aeroporto, Lisboa
29 de outubro
É uma proposta no mínimo original, a desta prova, com partida e chegada no Terminal de Carga do Aeroporto de Lisboa. Para além da prova principal, de 10 km, o programa inclui ainda uma corrida não competitiva para crianças, com distâncias de 300, 500, 700 e mil metros.
www.corridadoaeroporto.com

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

Entre a paixão pelo vinho e as tradições do Douro
Six Senses Douro Valley: Um resort de luxo na natureza
Crítica de vinhos Fernando Melo: os novos Quinta do Pôpa




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend