Porto: 5 sugestões para o fim de semana

Serralves em Festa decorre já este fim de semana. (Fotografia: DR)
Cultura, música e solidariedade social, carros e comida. Ao organizar a sua agenda de fim de semana, inclua uma ou mais atividades que lhe propomos a norte do nosso país.

Serralves em Festa

Serralves em Festa (Fotografia: DR)

Evento da cultura contemporânea em Portugal, Serralves em Festa conta com centenas de atividades a decorrer nos vários espaços da Fundação de Serralves. A assinalar a 16ª edição do evento e 30 anos da Fundação Serralves, de 31 de maio a 2 de junho, há todo um programa com mais de 50 horas de atividades dedicadas à música, dança, circo contemporâneo, teatro, entre outros.
A exposição “I’m Your Mirror”, de Joana Vasconcelos, que inclui mais de 30 obras da artista portuguesa (14 delas novas) será uma das possibilidades de visita no Serralves em Festa. Mas, nem os mais pequenos foram esquecidos e, por isso, foram preparados espetáculos e jogos a pensar no Dia da Criança.
Na área da música, a programação inclui nomes como MC Carol, HHY & The Macumbas, Black Bombaim ou Elephant9, entre outros.
A entrada é livre e o programa pode ser consultado aqui.

Feira da Regueifa e do Biscoito em Valongo

A Feira da Regueifa e do Biscoito & Mercado Oitocentista, tal como o nome indica, pretende celebrar as duas iguarias mais emblemáticas da cidade: Regueifa e o Biscoito.

De 29 de maio a 2 de junho, a feira terá várias atividades ligadas à gastronomia e à música.

José Cid e o Herman José são os cabeças de cartaz. Hoje, dia 29 atua, o fadista Marco Rodrigues. Já no dia 30 vai poder ver ao vivo o chefe argentino Chakall que recentemente abriu o seu terceiro restaurante em Lisboa, o L’Origine.

O programa da feira inclui ainda o desfile alegórico de escolas, a bênção do pão de Santo António, a Procissão de Santo António dos Almocreves, o Concurso de Melhor Regueifa e do Melhor Biscoito da feira e Recriações Históricas.

O programa está disponível aqui.

 

 

Rally de Portugal

Rally de Portugal – Fafe (Fotografia: DR)

O Vodafone Rally de Portugal, um dos maiores eventos mundiais ligados ao automobilismo, começa dia 30 de maio e termina a 2 de junho Como grande novidade, o evento promoveu o regresso da maior prova de estrada nacional aos troços da região centro do país: Arganil, Lousã e Góis.

A partida oficial será em Coimbra, junto à Porta Férrea da Universidade, enquanto a Exponor, em Matosinhos, será, como é habitual, a base operacional da prova.

Com um percurso de 1.463,55 kms, dos quais 311,59 kms são disputados ao cronómetro ao longo de 20 Provas Especiais de Classificação, o pelotão do Vodafone Rally de Portugal ruma a Norte no dia 31 de maio para a disputar a única Super Especial da prova, no Eurocircuito de Lousada.

O dia de sábado (1 de junho) começa em Vieira do Minho, este ano com novidades no início do percurso, seguindo para os já bem conhecidos troços de Cabeceiras de Basto, na Serra da Cabreira, e Amarante, a classificativa mais longa da prova, com 37,60 km, com início em Mondim de Basto. Em termos desportivos, o dia completa-se com a Gaia Street Stage, uma dupla classificativa disputada num percurso inédito com partida no Cais de Gaia e final junto ao edifício da Câmara Municipal.

Fafe vai dominar o último dia de competição, com a classificativa de Fafe-Lameirinha, e os troços de Montim e de Luílhas a completarem o programa.

 

 

A’corda

Miradouro Ignez (Fotografia: DR)

A 1 de junho, na esplanada do Miradouro Ignez, no Porto, a partir das 18h00, vai decorrer a apresentação da A’corda, uma Associação de Solidariedade Social que tem como principal objetivo acvompanhar crianças e jovens que residem em instituições de acolhimento. Porque o local assim o pede, após a apresentação, Faro, um jovem compositor, cantor e multi-instrumentista do Porto, subirá ao palco e dará música ao evento com o pôr-do-sol como pano de fundo. A entrada é livre e talvez ainda se aventure em tornar-se voluntário deste projeto.
Consulte mais informações aqui.

Chef no Bolhão: Chef Soledad Calvillo

(Fotografia: DR)

Junho é cerejas, sardinhas e manjericos. Junho é o mês do dia mundial da criança, do dia de Portugal, do corpo de Deus e dos santos populares. O Temporário do Bolhão apresenta uma programação dedicada ao mês do início do verão.

Este sábado, às 11h, a chef Soledad Calvillo do restaurante FRIDA – Cocina.Mestiza traz os sabores e as cores da cozinha familiar mexicana.

Nesta edição do “Chef no Bolhão” a proposta é viajar até ao México, com sabores clássicos e algumas especialidades menos óbvias, sempre com os produtos frescos do Mercado.

A entrada é gratuita, não sendo necessária inscrição. Mais informações aqui.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend