Paredes de Coura recebe encontro de Minis

Ralis, cinema, exposições e uma corrida de karts são alguns dos pontos altos do encontro que acontece já este fim de semana, em Paredes de Coura, para os apaixonados dos automóveis da emblemática marca britânica.

Este fim de semana, 14 e 15 de outubro, Paredes de Coura recebe mais uma edição do Mini Fan Weekend – um encontro promovido pelo Clube MiniPT, em colaboração com o município, para juntar os fãs de Minis, onde todos os automóveis são bem-vindos, desde as relíquias antigas até aos mais modernos.

Como tal, o principal requisito da inscrição, que custa 40 euros por pessoa com tudo incluído, é que se leve um Mini, por família ou por grupo de amigos. Depois, é só aproveitar os dois dias, que estão repletos de atividades, até para os mais novos.

O primeiro dia, sábado, abre com uma sessão de boas-vindas, às 14h00, e logo depois realiza-se um rali de regularidade – um percurso feito a uma velocidade constante. Terminado o rali, inaugura uma exposição de automóveis Mini com alguns exemplares raros da marca inglesa, como é o caso de um português Morris Mini Basic, de 1959, considerado o terceiro mais antigo do mundo, e de uma carroçaria protótipo do Mini r50, pela primeira vez a nível mundial. Segue-se a exibição de um documentário, durante a qual uma babysitter irá entreter os mais novos no Espaço Lego e, por fim, um jantar. A noite termina com uma after-party, no Centro Cultural, até às 02h00.

Domingo será marcado por mais um rali de regularidade com um passeio até ao Centro de Educação e Interpretação Ambiental da Paisagem Protegida de Corno de Bico, situado numa antiga colónia agrícola, em Chã de Lamas, considerada uma das mais bem conservadas do país. O dia continua com um almoço, e pouco depois começa a Gymkhana 17.0, uma corrida onde os participantes vão disputar o primeiro prémio ao volante de um kart de pedais. Um lanche e a entrega de prémios dão por encerrado o fim de semana.

Os participantes podem acampar gratuitamente no Pavilhão Municipal, assim como usufruir dos balneários, e optar por participar apenas num dia, em vez de dois.

Preço: 40 euros/pessoa; 20 euros para crianças dos 5 aos 10 anos e grátis até aos 4 anos