A ria formosa ainda é um recanto genuíno do Algarve. Mas também tem surpreendentes restaurantes, bares e lugares para passar uns dias junto da natureza.
Veja na fotogaleria o que visitar e provar no Parque Natural da Ria Formosa
1. Passeios de barco na Ria Formosa
Desde a rota do polvo à observação de flamingos, há viagens que podem demorar uma hora ou o dia inteiro. Uma volta de quatro horas pelas ilhas custa 30 euros.
Partidas de Cabanas, Fuzeta, Olhão e Santa Luzia. Tel.: 962156922. www.passeios-ria-formosa.com
2. Massagens na praia no Xiri
O único bar de praia da Ilha de Tavira tem parque aquático oceânico, massagens na areia, tapas e cocktails. Uma hora a divertir-se com escorregas e bóias custa 6 euros.
Ilha de Tavira. Tel.: 915700010
3. Dormir no Vila Galé Albacora
Instalado num antigo arraial de pesca de atum, o Vila Galé Albacora é um quatro estrelas que soube preservar a história e aliá-la ao máximo conforto. Hoje há uma piscina no local onde se amanhava o peixe, as casas dos pescadores foram convertidas em quartos, mas ainda se sente a atmosfera de uma das mais importantes centrais de transformação de pescado portuguesas.
Quatro Águas. Tel.: 281380800. www.vilagale.com
4. Jantar no 7 imeio
Mesmo que só lhe apeteça uma imperial, peça o menu de cocktails. Também há sushi e tapas algarvias. E muita festa.
Avenida 5 de outubro, 38, Olhão
Tel.: 925258266
5. Provar os cocktails do Armona 4
Tem cocktails, festas e Djs durante a noite. Para uma ilha que recebe sobretudo grupos de amigos, é a paragem obrigatória à noite.
Ilha da Armona. Tel.: 919476247
6. Provar as especialidades da Casa do Polvo Tasquinha
Se há 1001 maneiras de cozinhar bacalhau, este restaurante quer mostrar que o mesmo se aplica ao polvo. Na capital do dito, claro.
Avenida Eng. Duarte Pacheco, 8, Santa Luzia. Tel: 281328527. Web: www.casadopolvo.pt. Preço médio: 15 euros
7. Fazer uma refeição no Estaminé
O único restaurante da ilha da Barreta, mais conhecida por Deserta, chama-se Estaminé e é obra arquitetónica notável, edificada em madeira, replicando um caranguejo.
Por dentro, as janelas largas dão para a praia e a decoração de linhas direitas leva motivos marinhos. Na hora da refeição, os produtos são da ria, como não podia deixar de ser. Para além da sabedoria dos peixes grelhados, os destaques são o camarão panado da praia, o xarém de ameijoas e uns choquinhos com tinta incríveis.
Ilha da Barreta (ou Deserta). Tel.: 917811856. www.ilha-deserta.com. Preço médio: 45 euros (com bebidas e viagem)
8. Ver o fim do dia desde a Fábrica do Costa
Ostras ao natural, ameijoas à Bulhão Pato, arroz de lingueirão. Não é preciso inventar muito quando o peixe e o marisco da ria são tão bons. Um clássico, com 60 anos de existência.
Rua da Fábrica, Vila Nova de Cacela. Tel.: 281951467. Preço médio: 25 euros
9. Visitar a Ilha da Culatra
A ilha da Culatra está recheada de ótimos sítios para comer peixe grelhado. E depois há a Taska, o último restaurante antes da praia, que serve peixe na chapa, cataplana, choco frito, ostras suadas no vapor, tudo a preços acessíveis.
Ilha da Culatra. Preço médio: 15 euros
10. Esperar por uma mesa no Noélia e Jerónimo
Pode não ser fácil arranjar mesa, mas vale a pena esperar para experimentar as invenções da chef Noélia Jerónimo, feitas a partir de produtos regionais. A ementa muda todos os dias, consoante o que o mar lhe dá.
Rua da Fortaleza, Cabanas de Tavira. Tel.: 281370649. Preço médio: 35 euros
Veja a continuação do mapa no slide seguinte >>