Óbidos: noite confortável dentro de muralhas

Está dentro da muralha de Óbidos mas tem preços mais acessíveis do que a histórica Pousada do Castelo. No edifício de quatro séculos, onde já funcionou um hospital e maternidade, nasceu agora a Pousada Vila de Óbidos. Veja mais imagens na galeria.

Em terras de ginjinha, uma doce circunstância fez com que perto da mais antiga pousada histórica de Portugal, a Pousada do Castelo, nascesse agora a primeira unidade bed & breakfast do Grupo Pestana. Sinais de que o clássico e o novo podem coexistir numa vila medieval que está mais efervescente do que nunca. «O turismo tem crescido muito em toda esta zona», explica Nuno Godinho, diretor da nova Pousada Vila de Óbidos. No edifício do século XVII, o mesmo onde já funcionou o Hospital da Misericórdia, estão agora 17 quartos duplos decorados com um estilo romântico e clássico, em tons pastel e à base de motivos florais. Comum a vários dos quartos é a vista da janela quer para a muralha do castelo, quer para o centro da vila e também para a Serra de Montejunto.

Nesta nova Pousada Vila de Óbidos os pequenos-almoços são servidos numa sala cheia de luz natural, ou não estivesse junto a um pátio com mesas e cadeiras à volta de um limoeiro. A desculpa perfeita para ler um livro à sombra ou para beber uma ginjinha. E aproveitar para brindar aos obidenses que ali nasceram, uma vez que nesta zona ficava a antiga maternidade do hospital.

As refeições completas podem ser tomadas no restaurante da unidade-irmã, na Pousada do Castelo, consoante reserva no próprio dia. Produtos da região Oeste formam a estrutura para a cozinha do chef André Mendes, com pratos como cherne com crosta de ervas aromáticas, puré de alho e batata com legumes salteados ou o frango na púcara à moda de Alcobaça, com batata, cebola, tomate, bacon, enchidos e mostarda.

A nova unidade de Óbidos fica muito próxima da principal artéria da vila, a Rua Direita, recheada de cafés, restaurantes e lojas de artesanato. Ainda assim, dentro da pousada o ambiente é tranquilo e pouco barulhento. O que significa que aqui, apesar de os preços serem mais acessíveis do que os da Pousada do Castelo, pode dormir-se sossegado. Como um rei, na verdade. Afinal, trata-se da vila que foi oferecida como presente a diversas rainhas.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

Óbidos: os sabores da doce vila onde reina a ginja
Uma antiga pousada transformada em hotel rural
Pousada de Lisboa: Dormir no antigo escritório de Oliveira Salazar




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend