Nesta rua de Coimbra há uma francesinha famosa

Na Rua Lourenço de Almeida Azevedo estão as cores da bandeira da cidade, mas também uma francesinha famosa, um recinto desportivo habitado por sapos-parteiros e uma casa de chá que é mais do que isso.

A rua deve o nome a Lourenço de Almeida Azevedo, professor da Faculdade de Medicina e presidente da Câmara Municipal de Coimbra no século XIX. Diz fonte da Autarquia que, em 14 de novembro de 1889, a mesma «deliberou mandar abrir uma rua que partisse do ângulo nordeste da Praça D. Luís (atual Praça da República) e fosse terminar próximo de Celas.

Em dezembro do ano seguinte foi aprovada a planta, da autoria do engenheiro João Teófilo da Costa Góis, que partindo daquela praça iria encontrar a estrada de Celas, junto à Quinta da Rainha». Começou a ser aberta em 1891 e pavimentada em 1904.

Entre o final da primavera e o início do verão, ganha um tapete natural colorido, cortesia dos jacarandás e das tipuanas que a enfeitam com as suas flores roxas e amarelas, as cores da bandeira de Coimbra. Essa pintura em dois tons coincide com a altura em que se celebra o dia da cidade: 4 de julho.

 

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Coimbra: Abriu uma cafetaria com três tipos de brunch
Este novo bar de Coimbra tem um pátio com gatos
Na antiga rua das Fangas reinam saborosos petiscos




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend