Monfortinho: as termas da Beira Baixa alimentadas pela Fonte Santa

Uma das novas zonas das Termas de Monfortinho. (Fotografia de Leonardo Negrão/GI)
A Fonte Santa é uma das mais antigas fontes termais do país e alimenta as termas, em que se pode fazer tratamentos com ou sem alojamento. Mas o hotel homónimo também tem programas para meter o corpo dentro de água.

Sábios os romanos que há dois mil anos se banhavam nas águas da Fonte Santa, que brota da Serra de Penha Garcia. As termas, que todos associam ao imaginário daquela civilização, entraram em funcionamento como Termas de Monfortinho na época moderna, em 1940, e são uma das mais antigas do país, procuradas por milhares de portugueses e espanhóis. A água, extraída a 29 graus centígrados a 600 metros de profundidade, é uma das que tem maior teor de sílica e o segredo de muitos tratamentos de problemas de pele e das mucosas do aparelhos digestivo e respiratório.

(Fotografia de Leonardo Negrão/GI)

O balneário das Termas de Monfortinho, renovado há pouco mais de um ano, acolhe então os tratamentos, que no caso terapêutico têm de ser prescritos por receita médica. Mas o lazer e bem-estar é outra componente forte, havendo hipótese de fazer até 10 percursos termais diferentes (um por dia), em períodos de um ou dois dias. O alojamento pode ser feito no quatro estrelas Fonte Santo, bastante próximo, e que tem dois programas termais, um deles com pequeno almoço, circuito termal de uma hora e meia com duche facial, duche escocês, duche circular e hidromassagem e acesso à sauna, campo de ténis e aluguer de bicicletas.

As crianças também podem, obviamente, experimentar os benefícios das termas, em banhos de hidromassagem, fazendo uma vaporização geral ou até alguma massagem com o consentimento dos pais. O hotel de 41 quartos e suítes tem, aliás, uma oferta especial em que oferece a estada de uma criança no mesmo regime de alojamento dos pais, em reservas feitas até dia 28 de dezembro. Ali, também se pode ir a banhos numa piscina exterior de rebordo infinito rodeada de carvalhos, azinheiras, cedros e palmeiras, ou no banho turco do spa, que também tem sauna.

 

Comer
Restaurante da Herdade do Clube de Tiro de Monfortinho
Bacalhau, carnes de caça e polvo são servidos em doses grandes neste restaurante, no
espaço do histórico Pavilhão de Caça do Conde da Covilhã.

Passear
Rota do Erges
Este roteiro pedestre de cinco quilómetros à beira do rio Erges está sinalizado e é acessível a
qualquer pessoa. O trilho passa pelo miradouro da serra do Cancho, onde dá para admirar a
planície raiana.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend