Lisboa vai receber 50 concertos de fado durante dois dias

Um bairro, uma canção, durante dois dias em quase 50 concertos em 9 palcos e duas janelas. Tudo isto é fado.

Foi há quatro anos que a Música do Coração e a Caixa Geral de Depósitos se juntaram na organização do primeiro grande festival inteiramente dedicado ao fado. O local escolhido foi o bairro de Alfama cuja história se mistura com a do Fado. Depois de esgotar as três primeiras edições e de já ter viajado até à Ribeira do Porto, ninguém duvida que este é um festival que veio para ficar.

Na noite de abertura o Palco Caixa tem um cartaz de luxo com Gisela João, Ricardo Ribeiro e Carminho. No sábado, em noite de tributo a Beatriz da Conceição, o palco principal recebe, entre outros, Raquel Tavares e grandes nomes actuais da guitarra, António Parreira e os seus filhos Paulo e Ricardo Parreira.

Mas a música vai estar em todo lado, no Museu do Fado, no auditório e restaurante, no Largo das Alcaçarias, na Igreja de São Miguel, no Clube Sportivo Adicense, na Sociedade Boa União, no Centro Cultural Dr Magalhães Lima e, novidade este ano, no Largo da Igreja de Santo Estevão e no Clube Lusitano. Como já é tradição (mesmo que sejam ainda só três edições  anteriores) está de volta o Fado à Janela no Largo do Chafariz de Dentro e no Largo de São Miguel. Aqui poderá ouvir grandes vozes como as de Aldina Duarte, Maria Ana Bobone, António Pinto Basto ou o regresso de Marina Mota ao fado.

 

Caixa Alfama
23 e 24 de setembro
O bilhete único: 38 euros, até 22 de setembro; 45 euros nos dias do Festival.
Caixa Geral de Depósitos: 10% de desconto nos bilhetes adquiridos com qualquer cartão, na bilheteira do Museu do Fado.
Web: caixaalfama.pt