Lisboa: 8 planos para sair de casa em fim de semana de Santos Populares

Crónica: Um Junho abençoado, mesmo sem Santos
(Fotografia: DR)
Lisboa ainda vai estar ao ritmo dos Santos Populares no fim de semana, mas vai acontecer muito mais na cidade além dos arraiais e sardinhadas. Fique a par das seguintes sugestões.

Nem só de arraiais, sardinhadas, marchas e bailaricos se fazem os Santos Populares na capital. Prova disso é o extenso programa das Festas de Lisboa, que vai muito além dos eventos tradicionais, e que propõe, para noites mais calmas, dois concertos de fado no Castelo de São Jorge. Na manhã de domingo, também no castelo, tomam lugar as danças do século XV, e porque não ficar pela Baixa e ir provar novos cocktails de verão à Calçada do Duque? Estes são apenas alguns exemplos de programas para sair de casa no sábado e domingo, festeje-se ou não os santos populares. Conheça, abaixo, 8 sugestões de programas para sair de casa no fim de semana na Grande Lisboa.

 

01. Festejar o verão num sunset no InterContinental Cascais-Estoril

O calor de verão tarda em aparecer, mas o Intercontinental Cascais-Estoril preparou um sunset para brindar à nova estação, junto à piscina do hotel com vista para o oceano. A festa acontece dia 16 de junho, das 17h00 às 21h30, e garante música ao vivo com um DJ e uma banda. Os bilhetes custam 15 euros por pessoa.

(Fotografia: DR)

 

02. Caminhar com a lua cheia em Sintra

A noite de sábado vai ser de lua cheia, e para aproveitar a ocasião a Lynx Travel preparou uma caminhada cultural noturna, com ponto de encontro às 19h30 no Convento dos Capuchos, em Sintra. No total vão ser oito quilómetros percorridos sob o mote do misticismo e romantismo da serra de Sintra. No final servir-se-á uma «bebida mística Celta». Preço: 10 euros por adulto (7,50 euros por pessoa em grupos de dois); grátis até aos 12 anos.

(Fotografia: DR)

 

03. Ouvir fado no castelo

Porque os Santos Populares – e as Festas de Lisboa em particular – não são apenas arraiais e marchas na avenida, vai haver dois concertos resultantes de «casamentos mais improváveis» no Castelo de São Jorge. Sexta-feira, 14, sobem ao palco Ana Moura e Sopa de Pedra e no sábado será a vez de Raquel Tavares e Gospel Collective. A entrada é livre, mediante levantamento de bilhete no dia do espetáculo, na bilheteira do Castelo de S. Jorge ou no Museu do Fado, a partir das 20h.

(Fotografia: DR)

 

04. Dançar no Arraial da Misericórdia

Este arraial, organizado pelos escuteiros de Santa Catarina, acontece junto à Igreja de Santa Catarina, perto da Calçada do Combro, e é ideal para fugir às confusões. Quem quiser jantar pode, inclusive, reservar mesa. A festa, de resto, durante todo o mês até ao dia 30 de junho.

(Fotografia: DR)

 

05. Comer bem ao pé Largo de Santos

Nuno Nobre, consultor gastronómico, e os chefs Luís Rodrigues e Vasco Lello são quem, mais uma vez, dá a cara pelo evento Bisca dos 3, que toma conta do Largo Vitorino Damásio, junto ao Largo de Santos, ao ritmo dos Santos Populares. Até 16 de junho, entre as 17h00 e as 03h00, há sanduíches, cerveja artesanal, vinho e cocktails com toque de chef para provar.

(Fotografia: DR)

 

06. Provar os novos cocktails da Oficina do Duque

São novos, estivais, e são a conta que Deus fez. A Oficina do Duque, restaurante do chef Rui Rebelo, tem três novos cocktails de verão para refrescar os finais de tarde – são eles o Vodka Basil, o 1000 Curvas Honey e o Tequila Cherry. A ideia do espaço é que sejam saboreados no restaurante e na esplanada, durante o verão, por um valor entre os seis e os sete euros.

(Fotografia: DR)

 

07. Viajar até ao século XV no Castelo de São Jorge

Domingo, o Castelo de São Jorge volta a receber um evento para as famílias com o Danças e Música no Paço – Poesia e Dança, dos séculos XV a XVII. O espetáculo, produzido pela Associação Danças com História e pela Dolcimello, consiste na apresentação de danças históricas a partir da «melhor» literatura daqueles séculos, e em que não vão faltar também voz e instrumentos da época. Acontece às 11h00 e está incluído no bilhete normal de acesso ao monumento.

(Fotografia: DR)

 

08. Percorrer 2500 degraus num passeio por Lisboa

Subir e descer várias escadarias da zona antiga de Lisboa até percorrer 2500 degraus, é este o desafio lançado pela Caminhando.pt para a manhã do próximo domingo. O percurso, com sete quilómetros, passará por miradouros, praças, becos e pátios. O ponto de encontro é em frente à Casa dos Bicos, no Campo das Cebolas, às 09h30. A inscrição no passeio custa 6 euros por pessoa.

(Fotografia: DR)

 

Leia também:

8 bares em Lisboa para beber boa cerveja artesanal
Rossio, um gastrobar com vista para tudo no centro de Lisboa
Este novo livro leva-o a descobrir os segredos dos jardins de Lisboa




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend