Halloween: guia de norte a sul e ilhas para festejar em família (e em segurança)

O Zmar, na Zambujeira do Mar, é um dos hotéis que vão festejar o Halloween no fim de semana. (Fotografia: DR)
Apesar da pandemia e das restrições impostas pelo Governo à circulação entre concelhos (entre 30 de outubro e 3 de novembro), vários hotéis, sobretudo, mas também restaurantes prepararam menus e pacotes especiais de Halloween para o próximo fim de semana. Conheça alguns aqui.

NORTE

Menu temático (e brindes) da Bira dos Namorados
Os restaurantes Bira dos Namorados em Braga e no Porto preparam um menu especial para comemorar o Dia das Bruxas. O menu temático inclui uma “bebida sangrenta” (limonada de frutos vermelhos ou sangria), um hambúrguer Pumpkin (carne de vaca grelhada com alface frisada, tomate, queijo cheddar e ketchup) e uma sobremesa de cupcake de chocolate com chantilly de morango. O menu custa 15 euros e pode ser encomendado no site do Bira dos Namorados até ao dia 8 de novembro, sendo entregue através de um serviço de home delivery próprio, em moradas em Braga e no Porto. A marca está também disponível na UberEats e em take-away. As encomendas vêm com uma surpresa de “doce ou travessura”, que podem incluir desenhos para colorir, balões festivos, um saco de gomas, uma palhinha esquelética, entre outros brindes.

(Fotografia: DR)

 

Halloween com sabores do norte no Viva Porto
O restaurante Viva Porto, com porta aberta para a rua no edifício do novo Neya Porto Hotel (e vista para o Douro), desenhou um menu específico para a ocasião do Halloween, que estará disponível de 30 de outubro a 1 de novembro. O menu inclui folhado de abóbora com molho branco e frutos secos picantes e carré de borrego com ervas e mini legumes, assim como entradas e um crocante de leite creme com gelado de canela para sobremesa. Custa 30 euros por pessoa a inclui bebidas. O hotel de 124 quartos, aberto há três meses após obras de recuperação do que restou de um antigo convento, é a segunda unidade de quatro estrelas do grupo Neya Hotels em Portugal.

(Fotografia: DR)

 

GRANDE LISBOA

“Halloween Jurássico” no Dino Parque
O parque temático de dinossauros da Lourinhã decidiu adiar as “Noites Jurássicas” para o fim de semana de 6 e 7 de novembro (no seguimento das restrições de circulação impostas pelo Governo para os dias 30 de outubro a 3 de novembro), mas nem por isso a alegria vai menor. Nesses dias, o parque vai funcionar à noite, com iluminação especial em vários pontos, uma feira noturna com jogos e guloseimas e uma exposição de abóboras esculpidas, entre outras atividades. O programa tem o custo de 9,90 euros para as crianças (dos 4 aos 12 anos) e 13 euros para os adultos. Já nos dias 30 e 31 (data em que efetivamente se comemora o Halloween), o Dino Parque funciona no horário normal de funcionamento, das 10h às 17h, apresentando também decoração temática, menus especiais no restaurante e dinamizando a Feira Jurássica, com jogos e guloseimas para os mais pequenos.

(Fotografia: DR)

 

Jantar temático com alojamento no Dolce By Wyndham CampoReal Lisboa
No hotel Dolce By Wyndham CampoReal Lisboa, em Torres Vedras, a noite de 31 de outubro inspira um programa com jantar temático no restaurante Grande Escolha e alojamento. O menu, a cargo do chef Rui Fernandes, inclui um cocktail, seguido de um “ovo de serpente” (creme de queijo de cabra com pera rocha avinhada e massa crocante) e uma “sopa das bruxas” (creme de abóbora assada com pevide caramelizada e balsâmico). Nos pratos principais, os clientes podem esperar “Larva do pântano” (chocos salteados com algas e arroz negro) e “Hannibal Lecter recipe” (novilho cozinhado a baixa temperatura). A sobremesa será um parfait de iogurte, amoras, maçã e alfarroba. Para os mais pequenos também há um menu, sendo que as crianças até aos 5 anos não pagam, desde que acompanhadas por um adulto. O pacote de Halloween inclui ainda acesso a pequeno-almoço à carta, piscina interior aquecida, ginásio e estacionamento gratuito. Preço: 34 euros por pessoa (só jantar); desde 139 euros por noite (jantar e alojamento).

(Fotografia: DR)

 

LISBOA

Festejar à mesa do Grupo Capricciosa
Dono de vários restaurantes conhecidos na Grande Lisboa, o Grupo Capricciosa preparou uma ocasião especial de Halloween nas pizarias Capricciosa, no italiano Popolo e no irlandês Irish & Co, para os dias 26 a 31 de outubro. Quem gostar de pizas pode ir a Cascais, Carcavelos, às Docas de Santo Amaro, em Alcântara, e ao Parque das Nações para provar as propostas da Capricciosa, desde a clássica piza da casa a uma massa de gambas, salmão, tomate seco, natas, tomate cereja, rúcula e pimento. No Popolo, em Santos, há uma carta variada de pizas e hambúrgueres. Já o bar irlandês Irish & Co, no Parque das Nações, promete “uma aventura de Halloween mais desportiva”, na companhia de pratos como prego na frigideira e hambúrguer à portuguesa, e de uma cerveja artesanal, por exemplo.

(Fotografia: DR)

 

COSTA VICENTINA

Casa do terror, hora do conto e jantar temático no Zmar
O Zmar, na Zambujeira do Mar, em plena Costa Vicentina, vai proporcionar um fim de semana de Halloween com atividades para toda a família, a começar pelos mais pequenos, que vão poder visitar uma “Casa do Terror” repleta de personagens assustadoras. Também está previsto um jantar, a iniciativa Hora do Conto de Arrepiar e uma caça aos doces. O alojamento dá acesso ao restaurante e bar do resort, à piscina coberta com ondas, campos de ténis e de padel, campo desportivo, ginásio e aluguer de bicicletas (à parte). O Zmar tem pacotes de Halloween a partir de 146 euros (duas noites para duas pessoas), 212 euros (duas noites para quatro pessoas) e 302 euros (duas noites para seis pessoas), com pequeno-almoço. Há uma promoção de 50% sobre o valor da noite de sexta-feira, ao reservar a estadia para o fim de semana completo, no website.

(Fotografia: DR)

 

ALGARVE

Menu de Halloween no VidaMar Resort Hotel Algarve
No resort VidaMar, em Albufeira, a celebração de Halloween será no restaurante Olivo, decorado a preceito e com música temática. A ementa, a cargo do chef Ricardo Lucas, prevê um amuse bouche e barriga de porco a baixa temperatura e molho de leitão, seguido de um bacalhau fresco, carabineiro e edamame. No prato principal, a sugestão recai sobre um novilho no caldeirão, acompanhado de feijão branco e castanhas. E para terminar a refeição, haverá bolo de abóbora com colli de romã, crumble e chocolate. O jantar terá vinhos, água e café incluído, pelo valor de 25 euros por pessoa.

(Fotografia: DR)

 

ILHAS

Fim de semana de Halloween na ilha da Madeira
“Trick or Retreat”, assim se chama o programa especial de Halloween preparado pelo hotel Saccharum para o dia 31 de outubro. Nessa noite tem lugar um jantar de degustação, num ambiente decorado a rigor, e que incluirá abóbora e caril com hóstia de camarão e perna de vitela assada com batata assada, assim como legumes estufados. A sobremesa será semifrio de frutos do bosque com fios de caramelo. Também há uma alternativa vegan, sendo o jantar acompanhado de vinhos. No hotel, o spa preparou uma Spooky Massage de 50 minutos, com óleo de sementes de abóbora, gerânio rosa e lavanda e dada à luz das velas (70 euros por pessoa). Em paralelo, os hóspedes podem usufruir de todas as comodidades do Saccharum Spa. O hotel tem pacotes a partir de 144 euros (uma noite) e de 204 euros (duas noites) com jantar e alojamento em quarto duplo com pequeno-almoço.

(Fotografia: DR)




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend