Gran Cruz House: adormecer de olhos postos no Douro

A Gran Cruz estende a sua marca com uma nova guesthouse na Ribeira do Porto. Uma homenagem ao legado de uma casa com 130 anos e aos seus vinhos. Veja as imagens na galeria.

Uma casa centenária que não tem medo de arriscar. É uma das formas como se pode descrever a Gran Cruz, a maior exportadora de vinho do porto do mundo. Aos 131 anos, estreia-se com a primeira unidade hoteleira do grupo, a Gran Cruz House, que acaba de abrir portas na histórica Ribeira do Porto.

Depois dos vinhos e do gin, de um restaurante e bar no Espaço Porto Cruz, em Vila Nova de Gaia, de uma gelataria e de produzirem o seu próprio azeite, vinagre, mel, abrir uma guesthouse foi o caminho claro a seguir. «Vinhos e turismo são um binómio de ouro e indissociável», explica Jorge Dias, diretor-geral da marca. «Quisemos criar um pequeno oásis no meio deste frenesim que é a Ribeira», acrescenta.

A vista de um dos quartos da guesthouse.

A vista de um dos quartos da guesthouse.

A nova Gran Cruz House tem sete quartos duplos, um destes com uma pequena varanda. Todos eles têm vista direta para a zona ribeirinha de Gaia e para o Douro. O conforto e a elegância caminham aqui de mãos dadas, com uma decoração que difere de quarto para quarto. A homenagem aos vinhos do porto, do Douro e da Madeira não se faz apenas nas cerca de 100 referências disponíveis do restaurante do hotel, o Casario, do chef Miguel Castro e Silva, mas não só. Isso também se vê no nome dos quartos (Ruby, Tawny e Vintage, por exemplo) como nas pinturas que ilustram as portas das casas de banho, criadas por sete artistas e todas alusivas à Mulher de Negro, símbolo da Gran Cruz.

Este edifício de finais do século XVI, e cuja fachada foi preservada, já funcionou como habitação privada, um armazém de café e chocolate e como sede do Clube Futebol Os Ribeirenses. Estava devoluto há algum tempo e ganha agora uma nova vida na forma de guesthouse. À chegada à Gran Cruz House, brinda-se sempre com uma limonada fresca e caseira na receção, mas a surpresa é mais doce e está reservada no quarto, com a oferta de uma garrafa de vinho do porto. Da casa, está claro.

A Gran Cruz House é a nova aposta do grupo de vinhos de 131 anos.

A Gran Cruz House é a nova aposta do grupo de vinhos de 131 anos.

O restaurante
A cozinha do restaurante do hotel – o Casario – está nas mãos do chef Miguel Castro Silva, que assim regressa à sua terra-natal. Neste fine dining deste Casario,o chef conta com a ajuda de José Miguel Guedes, com quem trabalha há seis anos no deCastro Gaia, na outra margem do Douro.

 

Leia também:

O novo Casario de Castro e Silva na Ribeira do Porto
Porto: Quem comer esta francesinha de 5 kg ganha 150 euros
Grande Porto: 6 ideias para um fim de semana prolongado




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend