Fitness na água: experimente grátis no sábado

Levar os exercícios do ginásio para a água é a base do Fitness on Water, uma modalidade criada por uma preparadora física portuguesa.

Inspirada pela modalidade “floatfit”, que surgiu em Inglaterra, a preparadora física Filipa Mendes criou o conceito Fitness on Water (FoW), depois de ter tentado, sem sucesso, que o desporto criado em terras britânicas chegasse a Portugal. O FoW consiste num treino funcional e dinâmico de alta intensidade, com exercícios de força, resistência e flexibilidade, feitos na água, em cima de uma prancha – a waterbase.

Agachamentos, lunges, burpees e mountain climbers são apenas alguns dos movimentos que fazem parte das aulas de 45 minutos, que por não terem coreografias, ao contrário do floatfit, são sempre diferentes. Iniciam-se com uma adaptação à prancha – o que pode envolver algumas quedas -, seguida de aquecimento e de um conjunto de exercícios variados. A sessão de alongamentos e relaxamento dá por terminada a aula, e é para Filipa, a sua parte preferida. Apesar de ser conveniente que os alunos saibam nadar, não é essencial, pois as aulas têm sempre lugar em piscinas ou outras áreas onde os participantes têm pé, e quanto à roupa, basta vestir algo confortável de nylon ou lycra.

No dia 20 de agosto, será o lançamento oficial do Fitness on Water, na Piscina Oceânica de Oeiras, que vai ter vagas gratuitas, mas limitadas. No entanto, irão surgir várias aulas pop-up, que serão divulgadas no site, e em outubro a modalidade chega a vários health clubs do distrito de Lisboa.

 

Aula de lançamento Fitness on Water (FoW) –
Piscina Oceânica de Oeiras
20 de agosto,às 10h00
Inscrições limitadas: fitness.on.water@gmail.com
Web: fowaterbase.com
Entrada gratuita