Dormir na Train Spot Guesthouse, uma estação no Alentejo

Nesta estação ferroviária desativada a poucos quilómetros da fronteira, viajantes que querem parar no tempo e recarregar baterias no Alto Alentejo podem dormir com tranquilidade.

«Pedem-nos quartos voltados para a linha do comboio», diz com uma gargalhada Lina Paz, enquanto abre as janelas do primeiro andar da Train Spot Guesthouse, deixando a descoberto a via férrea da desativada estação da Beirã. E não é difícil perceber porquê. Há meia dúzia de anos que o ramal de Cáceres foi desativado, deixando aquela estação sem vida.

O edifício, construído no século XIX e classificado como imóvel de interesse público, ficou parado no tempo até ao regresso de Lina à terra dos pais e avós, há um par de anos. Queria criar os filhos longe da capital, onde tinha um hostel. Com o marido, Eduardo, recuperou o antigo refeitório da estação de comboios, onde em tempos se esconderam judeus em fuga e ficaram hospedados.

Desde que a guesthouse abriu portas, a via férrea já foi palco de um concerto e «restaurante» de alguns hóspedes, que levaram uma das mesas da sala para jantar na linha de comboio. Por aqui é assim e ninguém estranha. A ausência de televisores nos sete discretos quartos, nos dois apartamentos e na sala de estar também é propositada. E facilmente recompensada pelos livros e jogos de tabuleiro, dispostos diante da antiga lareira. E ainda pelo silêncio, o som dos pássaros e o sossego.

O quintal da Train Spot Guesthouse é pequeno, mas não falta espaço para um canteiro de ervas aromáticas, plantadas para ser utilizadas nas refeições. Para o verão, Lina prepara ainda uns «jardins refrescantes», já que a alguns quilómetros da pousada Beirã existe uma barragem e uma praia artificial. Para quem procurar férias programadas, a dona da casa tem também boas sugestões: seja passeios a cavalo pelo Parque Natural da Serra de São Mamede seja workshops de rancho folclórico, de produção de queijo a partir de leite de cabra, de fazer de pão caseiro em forno a lenha. Tudo com muita tranquilidade, sem pressas. Afinal, aqui ninguém tem um comboio para apanha.

Veja também:

O Quartel do Carmo está de portas abertas até maio
Restaurante da Baixa portuense consagra o abacate
Os melhores bares para ver desporto no Porto e em Lisboa

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Largo da Alfândega, Beirã
Telefone
963340221
Custo
(€) Quartos duplos sem WC a partir de 40 euros. Quartos duplos a partir de 55 euros a partir de 55 euros.


GPS
Latitude : 39.449136084689194
Longitude : -7.368666492065358