As cavacas atiram-se em Aveiro até segunda-feira

A tradição está de regresso a Aveiro. Quem ainda não atirou as cavacas do cimo da capela de São Gonçalo, pode fazê-lo até esta segunda-feira, dia 15. Um dia antes, a música fala mais alto com concertos ao vivo.

Por estes dias, no bairro da Beira-Mar, em Aveiro, decorre a festa em honra de São Gonçalo, ou São Gonçalinho, como lhe chamam os locais, que atrai milhares de pessoas. Compreende-se o prazer de não faltar a esta tradição, já que aqui é costume pagar as promessas ao santo atirando centenas de cavacas (um doce coberto de açúcar e muito duro) do cimo da capela de São Gonçalo, localizada no Largo de São Gonçalinho.

Por isso convém proteger a cabeça, já que se crê que apanhar as cavacas arremessadas dá sorte… e há quem faça de tudo para isso, incluindo usar redes de pesca ou guarda-chuvas virados ao contrário. Já este domingo, no dia 14, a festa continua noite dentro em Aveiro, com um espetáculo de fogo-de-artifício, complementado com atuações ao vivo do músico David Antunes, que traz consigo Berg, FF e Vanessa Dias, pelas 21h30.

 

Leia também:

As novas pizas de Aveiro têm nome de máfia italiana
Aveiro: sushi para todos os gostos no Subenshi
Aveiro: um bar com vista para a ria e festas «sunset»