Aquário dos Bacalhaus com entradas gratuitas

O aquário com 40 exemplares de bacalhau, no Museu Marítimo de Ílhavo, celebra o seu quinto aniversário a 13 de janeiro. Para comemorar, o dia de visita é livre e há ainda duas atividades preparadas para famílias.

Os bacalhaus chegaram ao Museu Marítimo de Ílhavo em 2013 e continuam, até hoje, a ser uma das grandes atrações. Por isso, a festa de quinto aniversário do aquário faz-se, este sábado, diante destes peixes que podem chegar até aos 90 quilos, medir dois metros e viver até 25 anos.

Durante todo o dia, as visitas livres vão funcionar gratuitamente, sendo possível percorrer o Aquário dos Bacalhaus num percurso circular até à zona do auditório, onde fica a janela de contemplação das estrelas da casa. Pelo caminho tem-se acesso a diferentes ângulos da estrutura com 3,20 metros de profundidade.

Numa visita, pode-se também ficar a conhecer as embarcações típicas usadas para a pesca do bacalhau, ver imagens antigas da atividade e descobrir curiosidades – como aprender que o sal é de laboratório para simular condições semelhantes à do habitat natural dos animais, que a temperatura da água varia entre os 10 e 12 graus, e que a maioria dos bacalhaus vieram do Aquário de Alesund (Noruega), da Escócia e da Islândia. Existem ainda duas abróteas, uma espécie dos Açores, parente do bacalhau.

Além da visita livre, o Aquário organiza uma aula de yoga para pais e filhos junto aos bacalhaus e, pelas 15h30, há uma visita especial chamada «O Silêncio do Fundo do Mar». Vai um mergulho até ao mundo dos bacalhaus?

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Av. Dr. Rocha Madahíl, Ílhavo
Telefone
234329990
Horário
Das 10h00 às 18h00; fim de semana, das 14h00 às 18h00. Encerra à segunda.


GPS
Latitude : 40.6414386
Longitude : -8.730243200000018

 

Leia também:

Ílhavo: a terra do bacalhau e do farol mais alto do país
Aquário português foi eleito o melhor do mundo
Duas praias portuguesas entre as melhores em 2018