Amarante: O que fazer junto ao Tâmega em dias de festival

Nasceu há 15 anos no Brasil, em Olinda, e há três cruzou o Atlântico para se instalar em Amarante. O MIMO chega dia 20 de julho, com música do mundo, cinema, exposições e debates.

O mote da celebração dos 15 anos de MIMO é Dois Ouvidos é Pouco. Isto, porque, sendo a música o principal motivo da festa, a ideia do festival é divulgar património e cultura, como acontece nas várias cidades brasileiras onde decorre ou por onde já passou, como Olinda, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio de Janeiro.

Em Amarante, não é diferente. Essa ligação existe desde o início. Além do Parque Ribeirinho onde acontecem os concertos maiores, a música, os workshops, as conversas, o cinema, passam por vários sítios, como o Museu Amadeo de Souza Cardoso, o Convento de São Gonçalo ou o Centro Cultural.

A música vem de várias partes do mundo. O Brasil destaca-se Baiana System, Otto, Dona Onete, Moacyr Luz, entre outros. De África estão presentes os moçambicanos Timbila Muzimba e Noura Mint Seymali, da Mauritânia. O jazz faz-se representar, entre outros, pelos norte-americanos Matthew Whitaker e Hudson, o super-grupo que une o génio da bateria Jack DeJohnette, o guitarrista John Scofield, o teclista John Medeski e o baixista Scott Colley.

Um dos nomes mais chamativos do cartaz é Goran Bregovic, o compositor sérvio que se tornou famoso internacionalmente pelas bandas sonoras de filmes de Emir Kusturica. Aqui, atua, como habitual, com a sua Wedding and Funeral Band. Dead Combo, Rui Veloso, Bruno Pernadas são alguns dos representantes portugueses.

O ciclo de cinema sobre música vai decorrer no Cinema Teixeira de Pascoaes e no museu, onde também haverá duas exposições integrada no evento, destacando-se a de pintura «Os Modernistas. Amigos e Contemporâneos de Amadeo de Souza-Cardoso».

Quem quiser ficar a conhecer melhor a cidade, pode participar nos roteiros guiados gratuitos, organizados pelo festival. Estes, passam pela paisagem natural e pelo património. O ponto de encontro é o Largo de São Gonçalo.

Morada
Alameda Teixeira de Pascoaes, s/n, Amarante
Telefone
255420272
Horário
Das 10h00 às 20h00 (durante o festival MIMO).


GPS
Latitude : 41.26961194304741
Longitude : -8.07867433505703
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua Nova, 112, Amarante
Telefone
255424285
Horário
Das 08h00 às 20h00. Sábado das 09h00 às 13h00. Encerra ao domingo.

Website

GPS
Latitude : 41.2713873
Longitude : -8.079906599999958
Partilhar
Mapa da ficha ténica

Leia também:

Amarante: Passear pela cidade que é guardada por serras e rio
Amarante: a rua com os melhores doces, vinhos e petiscos
Um hostel que faz homenagem aos artistas de Amarante

Não Perca