Aqui acorda-se com vista para o Douro e Ponte D. Luís

Com decoração assente na portugalidade e em pormenores originais, os Guindais Apartments, no Porto, destacam-se pela vista desafogada para o Douro e a Ponte Luiz I, seus vizinhos, e pela simpatia de quem os gere.

Bacalhaus em cortiça pendurados, bases para quentes em forma de sardinhas, apontamentos em azulejo, uma guitarra portuguesa para dar azo à criatividade e soltar a voz, livros de Júlio Dinis e Aquilino Ribeiro, peneiras a funcionar como suporte de papel higiénico na casa de banho, e postais com imagens do vinho do porto, da Ribeira, de tunas portuenses, da Estação de São Bento ou do Majestic Café. É nos detalhes que se alcança a distinção e Elisa Teixeira sabe disso.

É ela quem gere, ao lado do filho, os Guindais Oporto Apartments, três apartamentos localizados mesmo ao lado da Ponte Luiz I que não só têm pormenores decorativos originais, sempre ligados a uma forte portugalidade, como têm uma vista para o Douro e para a Ribeira de Gaia que não deixa ninguém indiferente.

«Sempre gostei de modificar as coisas, reaproveito tudo», conta a responsável. «A minha mala não tem nada de cosmética. Tem parafusos, chaves de fendas, cola…», ri-se Elisa, mulher do norte de mão cheia, com personalidade forte e simpatia para dar e vender. Os apartamentos turísticos, um T2 (duas camas de casal e sofá) e dois T1 (cama de casal e sofá-cama para dois em cada um), foram remodelados no ano passado e já receberam turistas dos quatro cantos do mundo. «Todos adoram a vista que os apartamentos têm», relata o filho, Tiago Teixeira. O jovem estreia-se na indústria do turismo neste negócio familiar, mas Elisa já tinha ficado com o «bichinho» quando trabalhou num riad em Marrocos.

Os Guindais Apartments, com cozinha equipada, têm uma tonalidade neutra e quente e também estão situados numa rua tranquila, apesar de serem vizinhos da zona ribeirinha. A luz natural que entra pelas janelas é outra das mais-valias dos imóveis, assim como os presentes à chegada de cada hóspede: vinho do Douro e uns petiscos e biscoitos para acalmar a fome.

Aos três apartamentos junta-se agora um outro, maior e acabado de remodelar, que leva até seis pessoas e que tem máquina de lavar roupa e um terraço com churrasco, zona de almofadas e uma mesa grande de refeições. A vista para a ponte, essa, mantém-se.

 

Falar como um ‘local’
Numa das paredes dos apartamentos, um postal cheio de humor ensina algumas expressões locais a turistas. Exemplos? Throw up [vomitar] é Chamar o Gregório; Riding a car [viajar de carro] é Andar de Cu Tremido; um Moron [estúpido] é um Morcom e Vaunt [gabar-se] é Arrotar Postas de Pescada.

 

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Escada dos Guindais 12, 4000-276 Porto
Telefone
915207513
Custo
() Preço: T1/T2 a partir de 50/60 euros por noite.


GPS
Latitude : 41.14134079999999
Longitude : -8.608811899999978

 

Leia também:

Porto: Esta igreja esconde a maior panorâmica da cidade
22 razões pelas quais os turistas não largam Portugal
Jornal internacional rendido ao «espetacular» Douro