A Evasões de 16 de setembro

As capas da Evasões (Lisboa/Sul e Porto/Norte) da edição desta semana. Saiba quais são os temas mais importantes.

1. Para quem ainda tem uns dias de férias nesta última semana de verão, a Evasões sugere cinco pequenos roteiros no Sudoeste Alentejano, sempre com um refúgio de turismo rural como ponto de partida. Nesta região de grande encanto e paisagens naturais protegidas, sugerimos cinco estadas em casas cheias de personalidade, e, nos arredores de cada uma, ideias de lugares para comer, passear e fazer atividades como surf, equitação, caminhadas.

2. Em tempo de regresso às aulas, pensamos naqueles que querem também, nesta rentrée, dedicar-se a aprender artes e ofícios, ou a desenvolver capacidades. Assim, para o Porto e para Lisboa, sugerimos oficinas para todos os gostos, ligadas aos vinhos e à cerveja, a artes manuais como o tricô, desenho gráfico e ainda agricultura e jardinagem.

3. Em Soure, na serra de Sicó, numa aldeia que perdeu o seu último habitante há 80 anos, nasceu um projeto de turismo de charme no qual todas as casas foram restauradas de acordo com técnicas de construção antigas e integrando aspetos do artesanato local, A Aldeia de Cima é agora o Villa Pedra Natural Houses, um espaço que sugerimos como base de um passeio por terras de Sicó.