6 sugestões para um fim de semana a Norte

Jardim Marques de Oliveira (São Lázaro) (Fotografia de Rui Oliveira/Global Imagens)
Para um fim de semana de que prevê soalheiro, há muito para fazer no Porto e cidades próximas. Carnaval e gastronomia dominam os programas de sexta-feira a domingo.
1 | Passar um fim de semana gastronómico em Vila do Conde

De sexta a domingo, Vila do Conde recebe a 12ª edição do evento Fim de Semana Gastronómico, onde se vão destacar os produtos do mar e os doces conventuais. A petinga frita e arroz de polvo, a par de doces como beijos de freira, a sopa dourada ou pastéis de Santa Clara, criados pelas freiras clarissas são as delícias disponíveis nos 21 restaurantes aderentes (ver a lista completa aqui). Além disto, vários museus da cidade têm entrada livre nestes dias, nomeadamente o Centro de Memória, a Alfândega Régia – Museu de Construção Naval e Nau Quinhentista e o Museu das Rendas de Bilros. Haverá também visita guiada pela Rota D’Escritas de Vila do Conde (inscrições para a visita através do email [email protected].

Restaurante Capa na Vila, em Vila do Conde. (Fotografia de José Carlos Marques/GI)

2 | Visitar as tulipas do Porto

Mais uma vez, os jardins, praças e floreiras do Porto enchem-se de tulipas. Foi no Viveiro Municipal da cidade que, em dezembro do ano passado, se começaram a criar as flores que agora embelezam a cidade. A combinação de cores – rosas, vermelho, amarelo e dourado – e as nove variedades das cerca de 100 mil tulipas ganham todo o seu esplendor nos jardins de São Lázaro (Marques de Oliveira), de Émile David (na frontaria do Palácio de Cristal) e no do Passeio Alegre.

3 | Saborear arte em Amarante

O Museu Amadeo de Souza-Cardoso, em Amarante, inaugura, dia 22 às 16h, a exposição Fuck Art, Let’s Eat. Mais tarde há jantar no Largo do Paço, restaurante com uma Estrela Michelin na Casa da Calçada. Na exposição estarão patentes obras de Joana Vasconcelos, Julião Sarmento, Pedro Cabrita Reis, Ana Vidigal e Rui Sanches, entre outros. No restaurante, cinco chefs vão pôr na mesa pratos inspirados na vida do pintor modernista: Tiago Bonito (Casa da Calçada), João Rodrigues (Feitoria), Óscar Geadas (Pousada de Bragança), José Júlio Vintém (Tomba Lobos, Portalegre) e Ana Raminhos (Os Gazeteiros, Lisboa). No mesmo dia, às 19h30, é servido um cocktail pré-jantar na Casa da Calçada. O jantar, com seis momentos, custa 100 euros por pessoa e as reservas podem ser feitas através do e mail [email protected].

Museu Amadeo de Souza-Cardoso. (Fotografia de André Rolo/GI)

4 | Celebrar o Carnaval com a Orquestra Sinfónica da Casa da Música

A Orquestra Sinfónica do Porto celebra o Carnaval com um programa que reflete o caráter libertário e transgressor desta época festiva. Domingo, às 18h, na sala Suggia da Casa da Música, haverá fanfarra para metais do bailado La Péri, de Paul Dukas, alguns números da música do bailado Sylvia, de Delibes, excerto da ópera Sansão e Dalila, de Saint-Saëns, e O Aprendiz de Feiticeiro, de Dukas. O concerto será uma viagem por melodias embriagantes e ritmos cómicos, temperado com o tom característico da música francesa.

Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música. (Fotografia de Igor Martins/GI)

5 | Acompanhar o bloco Batucada Radical

O grupo Batucada Radical vai desfilar no domingo gordo pelas ruas do Porto. O encontro é às 15 horas, junto ao Centro Comercial Stop, na Rua do Heroísmo. O cortejo carnavalesco parte às 16 horas, seguindo pela Avenida de Rodrigues de Freitas, para terminar, pelas 18 horas, na Praça da Alegria. A participação é livre e todos estão convidados a cantar e dançar ao som de música carnavalesca. No comando do carro de som estará o multifacetado artista Ilen Monteiro.

6 | Comer lampreia em Entre-os-Rios

De amanhã a domingo, a lampreia vai estar em destaque na zona ribeirinha de Entre-os-Rios, Penafiel. Com arroz ou à bordalesa. Numa tenda gigante , quatro restaurantes vão servir lampreia (a partir de 10 euros). A animação vai estar a cargo de vários grupos de cantares, de concertinas e ranchos folclóricos. Amanhã começa também a habitual rota da lampreia, que conta com a adesão de 14 restaurantes do concelho de Penafiel e um do Marco de Canaveses.

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend