Vilalara, o resort algarvio com tratamentos de água do mar e piqueniques de luxo

O resort fica mesmo em cima da falésia, e conjuga a praia com três piscinas, uma delas de água salgada. (Fotografia: DR)
O Vilalara Thalassa Resort, em Porches, tem agora novos motivos para aproveitar a natureza circundante - além do mar, que já impulsiona uma série de tratamentos revigorantes para o corpo e a alma.

É num imenso manto de relva abrigado por pinheiros-mansos sobre as falésias da praia da Cova Redonda, em Porches, que se desfruta dos novos piqueniques do Vilalara Thalassa Resort. A novidade deste verão, exclusiva para os hóspedes, pode trazer dois tipos de menu (um regular e outro vegano), confecionados sempre pelo chef executivo Pedro Sequeira, do restaurante B&G. Quiche de cogumelos e espargos, lobster roll, sanduíches de comer à mão, empadas de borrego e cheddar e rissois de amêijoas são algumas das propostas.

Os novos piqueniques, saudados com um copo de espumante e outras bebidas, provam-se em enormes camas com almofadas e vista para o mar, mas podem não cingir-se a este espaço verde – dependendo dos pedidos e das extravagâncias, o hotel pode prepará-los também em cestos para levar para a praia, ou servi-los num barco em alto mar. A ideia é tirar partido dos espaços ao ar livre, do sol e da aragem marítima, recarregando energias após os períodos de confinamento.

É de bem-estar que se fala, num sentido holístico, quando o assunto é o Vilalara, considerado um dos “mais exclusivos” hotéis do Algarve. A história remonta ao início da década de 1970, altura em que foi construída a casa do fundador. Década depois, o Vilalara ganhou a valência de hotel, e até há três anos foi crescendo em residências e valências, totalizando hoje 104 suites júnior, sete suítes e 12 apartamentos, dois restaurantes e um bar, cinco piscinas, kids club e o Vilalara Longevity Thalassa & Medical Spa.

Seja nos 11 hectares de jardins com plantas de todo o mundo – e no meio dos quais também se pode jogar ténis e padel – seja no interior branco e calmante do spa, tudo foi pensado para proporcionar bem-estar. Daí que o spa se divida em três vertentes. Uma delas é o centro de talassoterapia – considerado um dos melhores do mundo -, que aplica tratamentos baseados nos benefícios das propriedades da água do mar e das lamas marinhas, com o objetivo de remineralizar o corpo e reduzir o stress e aliviar dores.

Já o spa aposta em massagens de assinatura com aromas de lavanda, citrinos e coco, por exemplo, outros tipos de massagens e tratamentos de rosto e corpo, assim como em técnicas orientais como a massagem Ayurvédica, o shiatsu e reflexologia. A terceira vertente do spa do Vilalara é a medicina preventiva com um propósito de anti-envelhecimento, assente em consultas médicas de várias áreas, como o stress, nutrição, desintoxicações, ozonoterapia e medicina estética.

A oferta gastronómica do resort, da autoria do chef Pedro Sequeira, complementa a experiência e tem como ponto alto a nova carta do restaurante B&G, aberto apenas ao jantar. À chegada, as atenções viram-se naturalmente para a paisagem, marcada pelo contraste da falésia sobre o mal. No prato, as cores ganham ainda mais vida e anunciam sabores memoráveis como os da ostra, dos lagostins, do atum de Tavira e do polvo com batata doce, entre muitas outras criações dignas de elogio.

Toda a carta é um deleite, ou não convocasse os peixes e mariscos da costa, comprados pelo chef nos mercados de Olhão e Portimão, e as tradições portuguesas. Da região, chegam também sobremesas como pudim de mel de Monchique com sorbet de laranjeira; e a acompanhar todo o serviço, uma competente seleção de vinhos portugueses. No piso de baixo funciona o mais descontraído Terrace Grill, para dar apoio, durante todo o dia, à piscina que se estende em frente, com a falésia e a praia a dois passos.

 

Caminhar sobre as falésias
O percurso dos Sete Vales Suspensos, tido como uma dos mais belos da Europa, pode ser feito a partir do resort, com ou sem acompanhamento por guia. São de destacar o algar de Benagil, praias secretas e o avistamento de fauna e flora marinha.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend