Há animais e espírito familiar neste bikehotel em Penela

São muitas as razões para visitar as Aldeias do Xisto, no centro do país. O Vale do Ninho Nature Houses é uma delas – e das boas. Um turismo rural com nome inglês, mas com paisagem e identidade bem lusitanas.

Faz em junho do próximo ano dois anos que as chamas se propagaram pela região Centro do país, sobretudo Pedrógrão Grande. Ferraria de São João, aldeia de xisto localizada no concelho de Penela, não chegou a ser afetada – o fogo esteve mesmo às portas da terra –, a verdade é que os seus habitantes foram dos primeiros a arregaçar as mangas e a tomar medidas de prevenção. Um trabalho de tal forma valorizado que foram distinguidos com um prémio da Associação para a Defesa Ecológica da Galiza e considerados uma das comunidades mais ativas da Península Ibérica. Para muitos portugueses, essa terá sido a primeira vez que ouviram falar desta localidade, se bem que, apesar de pequena e com apenas «meia dúzia» de habitantes, há já algum tempo que está no mapa turístico da região, em grande parte devido ao Vale do Ninho Nature Houses.

Um turismo rural, propriedade de Pedro e Sofia, casal especializado em turismo ativo, que fez desta antiga propriedade agrícola do século XIX um projeto de vida. A decoração é contemporânea, simples – tem cozinha equipada e várias possibilidades de configuração, ideal tanto para casais como para famílias ou grupos de amigos –, sendo que os verdadeiros luxos são a paisagem, a envolvência, o espírito familiar e a energia positiva. Uma família de burros sempre à espera de um carinho é a prova disso mesmo. Além de dois burros, há três cães, dois gatos, e ainda duas galinhas residentes. Mas ainda há espaço para os animais dos hóspedes – cães e gatos, naturalmente.

Especial destaque para as condições «especiais» para os adeptos do BTT, não estivesse o Vale do Nunho certificado como bikehotel. Há garagem para bicicletas, aparelhos de GPS e muitas sugestões de trilhos a partir da aldeia, afinal esta zona das Aldeias do Xisto é conhecida (mundialmente) pela qualidade dos seus trilhos, seja para pedalar ou para caminhar. A pedido (e pago, naturalmente) fazem percursos guiados, experiências de escalada e espeleologia, aulas de yoga, observação de veados selvagens, workshops de queijo de cabra artesanal ou pão em forno a lenha, e ainda massagens. Muito, no sítio onde, em teoria, há tão pouco.

TERRITÓRIO
Ferraria de São João é uma das 27 aldeias que compõem a Rota das Aldeias do Xisto. Estão espalhadas por 16 concelhos no centro de Portugal, num território que se situa entre Castelo Branco e Coimbra. Não há um percurso pré-definido. Nem faz falta. aldeiasdoxisto.pt

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Piscina, burros e oliveiras num turismo rural em Penela
Um campismo com conforto, gatos e natureza em Penela
Pedalar fora das cidades: sete trilhos e ecopistas

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend