Publicidade Continue a leitura a seguir

Uma viagem pelo mundo do vinho no novo The Lodge Hotel, em Gaia

The Lodge Wine & Business Hotel (Fotografia: Francisco Almeida Dias)

Publicidade Continue a leitura a seguir

A cortiça nas paredes, os sofás azul-marinho (cor “de uva madura”), a alcatifa cinzenta numa referência “ao piso em betão das adegas” e as escadas “envolvidas por tábuas de madeira recuperadas de uma antiga pipa de Vinho do Porto” são alguns dos detalhes do The Lodge Wine & Business Hotel, que Niklas Breitenbach, diretor de vendas, vai enumerando pelo alojamento, que é uma autêntica vénia ao Douro.

 

O cinco estrelas, instalado nas antigas caves da Real Companhia Velha, a dois passos do rio Douro, proporciona uma viagem pela mais antiga região demarcada do Mundo, à boleia de um ambiente concebido à volta do vinho, pensado pela designer de interiores Nini Andrade da Silva. O hotel apresenta 119 quartos, divididos por sete andares, nas tipologias superiores, deluxe, terrace deluxe – com acesso direto à piscina exterior aquecida -, e suítes standard, junior e signature, sendo que as últimas acolhem, nos seus 215 m2, duas suítes, sala de estar com lareira, kitchenette e uma sala de jantar. Das janelas dos quartos, confortáveis e espaçosos, ora se vê a piscina, ora se contempla o rio Douro e a ribeira do Porto.

 

Já as reuniões à volta da mesa acontecem no The Lodge Bar, que recebe, à quinta, a Wine o’Clock, uma iniciativa que junta produtores e entusiastas de vinho, e no restaurante Dona Maria. Niklas garante que “não é um restaurante de fine dining, não temos medo de trazer tripas à moda do Porto para a mesa”. E o prato chega mesmo à mesa, ao sábado e ao domingo, ao lado de outras sugestões tradicionais, como a vitela estufada com arroz de enchidos, o bacalhau confitado e a chanfana. Emparelhado, claro, com uma das mais de 300 referências de vinho de todo o país, ilhas incluídas.

 

É também a partir do restaurante que se tem acesso às duas salas vínicas concebidas para receber momentos à volta do vinho. E para as alcançar, bem como ao restaurante, nem é preciso passar pelo lobby, há uma entrada independente pela rua da Carvalhosa. O que reflete a vontade de o The Lodge “não ser um hotel só para turistas”.

The Lodge Wine & Business Hotel (Fotografia: Francisco Almeida Dias)

 

Cocktails especiais
Além dos clássicos, no bar provam-se cinco cocktails envelhecidos em barrica – como o Negroni, que estagia 90 dias -, cocktails com twist de vinho do Porto e vínicos de autor.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.