Uma herdade que reabriu mais sustentável, na Costa Vicentina

Uma herdade que reabriu mais sustentável, na Costa Vicentina
Herdade do Touril. (Foto: Diana Quintela/GI)
Na Costa Vicentina, a Herdade do Touril está ainda mais verde, com horta duplicada e dezenas de novas árvores de fruto. Aos mergulhos na piscina juntam-se percursos pedestres e cicláveis e um restaurante ampliado, a dois passos da Zambujeira do Mar.

Inserida na Natureza em estado puro do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, a Herdade do Touril está ainda mais verde, pronta para receber o verão de 2021. À porta da Zambujeira do Mar, este turismo rural que soma mais de 365 hectares duplicou recentemente a sua zona de horta, que recebeu agora os primeiros melões e melancias da época, e ganhou seis dezenas de novas árvores de fruto, entre laranjeiras, pereiras, figueiras, marmeleiros e ameixeiras.

“Todos os anos tentamos sempre melhorar alguma coisa”, explica Luís Leote Falcão, proprietário da herdade familiar há cinco gerações, onde cabem 18 quartos duplos, de duas a quatro pessoas, e casas T1 e T2 com cozinha equipada e terraços com canteiros de ervas aromáticas. As novidades não se ficam por aqui. O restaurante da herdade, Touril & Celso, ganhou nova vida e uma segunda sala. A cozinha tradicional alentejana é a base para as refeições, numa parceria feita com o restaurante Tasca do Celso, clássico de Vila Nova de Milfontes, que se traduz em propostas como filetes de peixe-pampo com arroz de tomate, pica-pau de porco preto, salada de polvo da Costa Vicentina, açorda e carne de porco à alentejana, por exemplo.

A Herdade do Touril, na Zambujeira do Mar. (Fotografias: Diana Quintela/GI)

Aqui, dorme-se em quartos duplos e casas T1 e T2 com cozinha equipada e terraços.

A herdade voltou a abrir portas há poucas semanas.

Pratos que se podem saborear entre paredes ou no ar livre, no alpendre criado junto à piscina exterior de água salgada, com sombra para os dias quentes e vista para o mar, até porque a Praia do Tonel está ali ao lado. À noite, as atenções viram-se para a zona de lareira ao ar livre, ali também junto à piscina, pedindo um bom serão à conversa com a ajuda de um vinho regional.

Junto à piscina, foi montada uma esplanada para provar as refeições do restaurante.

Uma das salas comuns da herdade.

Caminhar e pedalar até à praia

Durante as manhãs e as tardes, há percursos pedestres e cicláveis para fazer quer junto à Herdade do Touril, quer nas redondezas. O turismo rural dispõe de rotas que passam por locais como montes alentejanos, a praia fluvial de Pego das Pias, a Barragem de Santa Clara ou as pequenas aldeias vizinhas de Fataca e Malavado.

Observar falésias imponentes

A poucos quilómetros do Touril fica uma das mais imponentes e desafogadas falésias da Costa Vicentina, o Cabo Sardão, situado numa arriba com mais de 40 metros de altura. O oceano vai banhando os seus maciços de xisto e rochas calcárias, onde se avistam ninhos de cegonhas.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend