Na Comporta dorme-se em cabanas sobre uma piscina biológica

Na Comporta dorme-se em cabanas sobre uma piscina biológica
As novas bio pool suítes do Sublime Comporta ficam por cima de uma piscina biológica. (Fotografia: DR)
O Sublime Comporta, aberto em 2014, continua a reinventar-se e a crescer de mãos dadas com a natureza. As novas bio pool suítes, debruçadas sobre uma cénica piscina biológica, são uma das novidades para este ano.

Quando os pescadores ergueram, nas décadas de 1950 e 1960, o Cais Palafítico da Carrasqueira – único na Europa e considerado uma obra-prima da arquitetura popular – estavam longe de imaginar que muitos anos depois um hotel de luxo na Comporta prestar-lhe- ia homenagem. E aí estão elas, acabadas de estrear: nove bio pool suítes construídas em madeira sobre um espelho de água que é nada mais, nada menos que «uma das maiores piscinas biológicas da Europa», segundo o hotel.

As cabanas, construídas com madeiras nativas, surgem alinhadas debaixo de uma fileira de pinheiros-mansos e algumas estão cobertas de colmo tal como as antigas cabanas da Comporta. Da decoração das paredes ao candeeiro de teto saltam à vista os materiais da região, numa clara homenagem às técnicas decorativas daquela aldeia. O conforto é assegurado com uma enorme e convidativa cama king-size e uma banheira no meio do quarto.
O pequeno-almoço toma-se no edifício principal.

São nove cabanas, todas alinhadas debaixo de pinheiros mansos. (Fotografia: DR)

Mas um dos sítios da cabana onde mais apetece estar é a varanda privada, sobre a tal piscina biológica, cuja inspiração foi a construção dos pescadores, tosca, sobre tábuas, e que é hoje um dos locais turísticos mais visitados no concelho de Alcácer do Sal e continua a dar apoio logístico à pesca artesanal.

As camas quase debruçadas sobre a água convidam ao descanso, e nas horas de maior aperto de calor basta descer umas escadas para entrar diretamente na piscina.

A água é esverdeada, mas limpa, e é também aí que as bio pool suítes marcam a diferença nos alojamentos do Sublime Comporta. A renovação da água é assegurada exclusivamente por plantas aquáticas plantadas nas margens da piscina, pelo que não são utilizados quaisquer produtos químicos. Como existe um rebordo submerso à frente de cada cabana, os hóspedes podem nadar à vontade sem tomar contacto com as plantas.

Cada suíte tem uma varanda privada com acesso direto à piscina. (Fotografia: DR)

Este ecossistema vivo e autossustentável é apenas um exemplo de como o Sublime Comporta leva o amor pela natureza à letra. A primeira camada de solo retirada daquele local, a propósito das obras, foi aproveitada para plantar o novo jardim orgânico do hotel, por ser uma terra mais nutritiva e essencial para compensar o solo arenoso e pobre caraterístico daquela zona costeira.

É já desse novo jardim orgânico, integrado numa agrofloresta, que o chef Tiago Santos e a sua equipa abastecem o restaurante Food Circle, em frente às novas cabanas, onde é praticada uma cozinha baseada nas técnicas ancestrais do fogo. Mais: é também do jardim que saem muitas das plantas usadas para criar alguns dos produtos biológicos do spa – o único em Portugal a trabalhar com a marca de cosmética natural Amala Organic Skincare. Novidades não faltam no Sublime Comporta, um hotel que apesar dos seus 90 quartos se funde na paisagem como poucos, mostrando a importância de a preservar.

 

Novo menu

O restaurante Food Circle, de apenas 12 lugares, tem um novo menu criado pelo chef Tiago
Santos a partir do seu já icónico fogão a lenha. Só serve jantares, por marcação.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

Troia tem um passadiço sobre dunas com 2 mil anos
Conhecer a rua das lojas da carismática aldeia da Comporta
Atlantic Ferries não confirma adesão ao Navegante na ligação a Troia




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend