Sossego no topo do monte, em Ponte da Barca

Hotel Cotto do Gatto, em Ponte da Barca. (DR)
O Hotel Cotto do Gatto, instalado no monte que lhe dá nome, é um projeto de família, com quartos que beneficiam de vistas panorâmicas, biblioteca, piscinas e mimos para os animais de estimação.

Isolado no topo do monte do Coto do Gato, assim é conhecido o lugar entre as serras do Oural e Amarela, nasceu há dois anos um hotel de quatro estrelas. Há silêncio e serranias pintadas de verde a toda a volta do Hotel Cotto do Gatto, na freguesia de Grovelas, em Ponte da Barca. Um dos possíveis efeitos secundários desta localização é o relaxamento, que assoma nos mais variados momentos, diz Sandra Oliveira, diretora do alojamento, recordando a situação caricata de uns espanhóis que não apareceram para jantar porque tinham adormecido.

Igualmente reflexo deste descanso é o facto de os hóspedes chegarem habitualmente tarde ao pequeno-almoço ou trocarem os planos que tinham para ficar no quarto ou pelo hotel, surgido a partir da casa de férias de família, pertencente a José e Deolinda Oliveira. Sandra acreditou que se podia “potencializar algo que já existia” e os pais aceitaram o desafio.

À tal casa de férias, que hoje acolhe a receção, a biblioteca, o bar e a sala dos pequenos-almoços, juntou-se uma nova estrutura, ligada à moradia por um corpo comum. Mel, Vinho, Água e Trigo são alguns dos 26 quartos distribuídos pelos dois pisos, todos virados para o recorte serrano do Alto Minho, que se aprecia em pleno nas generosas varandas. Pelos corredores encontram-se peças de mobiliário “herdadas” da casa de família, como é o caso de um antigo tear, de alguns quadros e dos livros que recheiam a biblioteca, aquecida por uma lareira.

No exterior, numa área relvada com três hectares, descobre-se o jardim temático, que honra as tradições da região com um lagar de vinho, um moinho de água, uma cozinha antiga e um espigueiro, e as duas piscinas. Espaço de sobra para percorrer na companhia dos animais de estimação, que neste alojamento são muito bem-vindos. Foi a pensar nos bichos que se deixaram várias camas, bebedouros e comedouros espalhados pelo hotel, que não cobra taxa pela estadia dos patudos. Afinal, “são família”.

Regressar ao parque
Cascatas, miradouros, percursos pedestres, fauna e flora riquíssimas são algumas das atrações do Parque Nacional da Peneda-Gerês, que dista cerca de meia hora do hotel. Um pouco mais longe, fica o pedaço de paraíso que é a Cascata da Rajada, alimentada pelo Rio Arado, perto da aldeia da Ermida.

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua de Santa Ana, 115, Ponte da Barca
Telefone
258454122
Custo
() Preço: quarto duplo desde 100 euros (com pequeno-almoço). Programa de Páscoa a partir de 170 euros, para dois adultos e uma criança.


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend