Senhora da Rosa, um refúgio entre ananases e bananeiras nos Açores

Os cafuões do hotel Senhora da Rosa, na ilha de São Miguel, são um autêntico refúgio na natureza açoriana. (Fotografia: Pedro Correia/GI)
Dormir num cafuão de madeira rodeado de bananeiras e tomar um banho quente numa estufa de ananases. Tudo isto se passa numa quinta histórica que regressou às mãos da família a que pertenceu durante várias gerações para se transformar num hotel que honra a tradição e a natureza: eis o Senhora da Rosa.

Embrenhadas na vegetação exuberante de São Miguel, com a folhagem das bananeiras quase a entrar pela varanda, as duas cabanas em madeira do novo Senhora da Rosa Tradition & Nature Hotel são sinónimo de tranquilidade e um verdadeiro refúgio na natureza. O quarto, com a cama voltada para uma grande varanda aberta para o quadro verde da ilha, tem ainda uma banheira ao ar livre e uma ventoinha de teto para os dias mais quentes – além do ar condicionado -, tudo embalado pela sinfonia da avifauna que parece trazer a natureza para dentro. As casas são inspiradas num antigo cafuão – uma estrutura típica açoriana onde eram guardados os cereais, elevada sobre estacas para que os ratos não conseguissem entrar – que existia nesta propriedade familiar do século XVIII, onde chegou até a funcionar uma estalagem, fundada pelos pais de Joana Damião Melo. Depois de 10 anos ao abandono, Joana, juntamente com o irmão, Miguel e o sócio José Pedro Sousa, voltou a adquirir a quinta onde cresceu e transformou-a num hotel que celebra a tradição e a natureza.

Pelos corredores, salas e quartos do Senhora da Rosa distribuem-se diversas peças que fazem parte da história deste lugar: mobiliário antigo, uma coleção de fronhas bordadas que pertenciam aos avós e bisavós de Joana, e ainda uma vitrina onde estão expostos brinquedos de infância, o conjunto de esgrima do avô materno e muitas outras recordações da família.

Cafuão do hotel Senhora da Rosa, em São Miguel, nos Açores (Fotografia: Pedro Correia/GI)

 

Dos cafuões, os trilhos rodeados de árvores – goiabeiras, nespereiras, anoneiras e até laranjeiras, que evocam o passado da quinta, produtora de laranjas até uma praga obrigar a voltar a produção para o ananás – abrem caminho até uma estufa de ananases muito especial, onde pode tomar-se banho num tanque de água aquecida instalado entre as ramas dos frutos que ali crescem lentamente. Os caminhos levam também a um campo de padel, à piscina infinita, no centro da propriedade, e ao spa Musgo, onde a maioria dos tratamentos são feitos com óleos essenciais e outros produtos provenientes de flores e frutos que existem na quinta ou na ilha, de acordo com a época do ano. No spa existe ainda banho turco e sauna, ginásio e um estúdio para aulas de ioga e pilates – o hotel acolhe e organiza regularmente retiros de ioga.

Chef João Alves., numa das estufas de ananases do hotel Senhora da Rosa. (Fotografia: Pedro Correia/GI)

Spa Musgo, do hotel Senhora da Rosa. (Fotografia: Pedro Correia/GI)

 

No edifício principal, reabilitado, contam-se mais 35 quartos e suítes, e em cada um deles a decoração – a cargo da mãe de Joana e Miguel, Lili Damião – é dominada pela fotografia de uma paisagem natural da ilha a preencher toda a parede da cabeceira da cama e a chamar a natureza para dentro.

Para conhecer na propriedade há ainda a antiga ermida de 1897, o rooftop bar Mirante e o restaurante Magma, onde o chef João Alves trabalha os ingredientes que crescem na quinta e os que chegam de outras partes da ilha , e do Atlântico, em pratos de autor que enaltecem os sabores açorianos. Enfim, uma celebração da natureza e da tradição, como é, afinal, todo o hotel.

Restaurante Magma, do hotel Senhora da Rosa. (Fotografia: Pedro Correia/GI)

Hotel Senhora da Rosa, em São Miguel, nos Açores. (Fotografia: Pedro Correia/GI)

 

Compromisso ambiental
A utilização de energia solar, o reaproveitamento de águas pluviais para regar os terrenos e o uso de champô sólido e sabonetes produzidos por uma saboaria local com ingredientes da quinta e sem recurso a plástico são algumas das medidas ecológicas que o hotel adotou.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend