Este resort nos Açores combina descanso e vistas sobre a praia

Este resort fica em frente à praia de Santa Bárbara, na ilha de São Miguel, nos Açores. (Fotografia: DR)
No Santa Bárbara Eco-Beach Resort mergulha-se nos tons da natureza para melhor a saborear. Junto à praia com boas ondas para o surf, criaram-se aconchegos que podem bastar a quem quer ficar por ali, a descansar e apreciar a paisagem açoriana.

Para um continental, são deslumbrantes as cores e formas da natureza açoriana: o verde intenso das colinas, o azul-petróleo do mar, o cinzento tão denso do basalto. Na praia de Santa Bárbara, na Ribeira Grande, o olhar inunda-se de todos esses tons. E ainda das formas. Como a da falésia redonda a entrar pelo mar, que parece uma baleia transformada em pedra.

É neste enquandramento que se encaixou, com delicada arquitetura, o Santa Bárbara Eco-Beach Resort. Houve um cuidado em dissimular na paisagem a fiada de 30 “villas & studios”, revestindo–as de materiais com a madeira de criptoméria dos Açores, a cortiça e o bambu, nos tons da terra. Fica na Ribeira Grande, mas não no miolo da cidade, assumindo-se como um lugar de confortável recolhimento, com vários luxos associados.

Os alojamentos têm tipologias variadas, todos com kitchenette, sala de estar e varanda, mas com diferentes confugurações e qualidades. Há as que têm grandes banheiras esculpidas em pedra, outras com vistas de mar e jacuzzi no terraço e ainda outras – os estúdios Blue&Green – que, sem serem virados à praia, beneficiam contudo de uma longa piscina de água salgada, aquecida, a ligar os pátios traseiros.

Estes espaços são relativamente despojados de objetos, com todo o valor a recair na arquitetura de interiores. Muita madeira, incluindo peças artesanais, cores de natureza (numa palete que vais dos verdes aos castanhose cinzas), os têxteis essenciais ao aconchego, num estilo rústico contemporâneo que se estende também à sala de estar comum.
Nesse espaço panorâmico, de frente para a praia de Santa Bárbara, uma meca do surf, há sofás e cadeirões. E, do lado de fora da parede de vidro, uma esplanada onde se pode ficar a saborear cocktails e outras bebidas do bar enquanto se espera pelo jantar.

O restaurante Santa Bárbara, que está aberto ao público, pode ser suficiente para quem não se quer dispersar muito à procura de lugares para comer, mesmo entre saídas para passeio – com Ponta Delgada a 12 quilómetros e a Lagoa do Fogo, uma das deslumbrantes atrações naturais da ilha de São Miguel a uns curtos sete quilómetros. Há uma lista de atividades na natureza e aventura para marcar, além de aulas de yoga e massagens ali mesmo.

O chef Diogo Miguel, coordena uma equipa que trabalha sobretudo produtos açorianos, numa carta com opções mais trabalhadas ou tão simples como um reconfortante hambúrguer. Tem ainda um menu de sushi e sashimi que tem atraído os locais e que satisfaz quem quer uma refeição mais fresca e exótica. Na devida época, o resort conta ainda com o Beach Club Santa Bárbara, num espaço mais junto à praia, para refeições ligeiras e petiscos.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend