Publicidade Continue a leitura a seguir

Refúgios confortáveis para ficar em Bragança, Mirandela e Valpaços

Valpaos, 01/09/2020 - Tema de capa Evas›es - Bicicletas - Ecovia do Rabaal. Olive Nature - Hotel & SPA da Quinta Dona Adelaide. Espao exterior. (Rui Manuel Ferreira / Global Imagens)

Publicidade Continue a leitura a seguir

UM CLÁSSICO DO MODERNISMO NA TERRA FRIA

A pousada dirigida pelos irmãos «Geada» é um ícone da arquitetura da cidade, onde também funciona o G, primeiro Estrela Michelin de Trás-os-Montes.

Foi desenhada no final dos anos 1950 por José Carlos Loureiro e é uma espécie de “grito de liberdade” deste arquiteto da escola do Porto. Quem o diz é António Gonçalves, mais conhecido por Tó «Geadas», que faz dupla na pousada e respetivo restaurante com o seu irmão Óscar, que conseguiu pôr Bragança no mapa das estrelas Michelin.

Toda a Pousada foi concebida sob uma ótica “muito diferente do que era a estética da época”, explica António, apontando para as enormes janelas que percorrem toda a extensão da sala e do restaurante. “Tudo é panorama” que enquadra o Castelo de Bragança e a cidadela que o envolve.

Foi há sete anos que os irmãos ficaram responsáveis pela Pousada, concessionada pelo Grupo Pestana. A última intervenção foi feita com um arquiteto local e quis “regressar” aos anos 1950 e 60, à personalidade original do edifício. A palete de cores utilizada – azuis, verdes, cinzentos – vem do painel de azulejos de Júlio Resende e da tapeçaria da Graça Morais que se encontram nas paredes da confortável sala e do restaurante. “A partir destes elementos começou a deambular-se pelos 28 quartos – todos eles com vista para o castelo – e pelo próprio restaurante, imprimindo uma estética modernista”, conta. Desde aí que o espaço tem vindo a crescer em visibilidade e prestígio.

(Rui Manuel Ferreira / Global Imagens)

UMA RESIDENCIAL FAMILIAR

É em ambiente familiar que Sandra Chaves recebe os seus hóspedes na guest house Dona Fina no centro de Mirandela, aberta desde 2015.

De uma hospedaria abandonada e em mau estado, Sandra Chaves fez uma confortável casa com nove quartos (com casa de banho privativa e wi-fi), uma sala e cozinha comum, onde há sempre uma chaleira ao lume e bolo caseiro.

A decoração, da responsabilidade do seu irmão Ricardo é telúrica mas leve. Na sala da receção, ao lado do sofá vintage, uma série de garrafas de tintos e portos partilham espaço com livros e revistas. Na sala expõem-se retratos da família Chaves, dispostos em forma de árvore genealógica. A Dona Fina que dá nome à guest house é a matriarca da família: a mãe Josefina, alfaiate de profissão, que contribuiu com cortinados. À porta, há bicicletas para quem quiser conhecer a região a pedalar.

(Rui Manuel Ferreira / Global Imagens)

CONFORTO PARA OS AMANTES DA NATUREZA

Em homenagem a um dos mais conceituados produtos da região – o azeite – o Olive Nature Hotel & SPA abriu portas no verão do ano passado.

Situa-se na Quinta da Dona Adelaide e foi pensado para quem quer passar dias no sossego da natureza. Tem 29 quartos com varandas com vista para a piscina exterior e para os jardins. A pensar nas famílias, criou dois apartamentos de tipologia T2 e T3, equipados.

O SPA é uma das mais-valias do hotel, com tratamentos de rosto e de corpo, onde o azeite e as aromáticas têm um papel essencial. Outro atrativo é o restaurante, de ambiente clássico, onde os ex-libris são os fumeiros produzidos na Quinta, o famoso azeite e a castanha.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.