Quartos de charme e confortos modernos na antiga sede da STCP

Porto Deluxe
O edifício oitocentista que serviu de sede à STCP, na Boavista, é agora o Porto Deluxe, uma casa com apartamentos de segmento alto, e um ponto de partida cheio de potencialidades para quem chega à cidade com vontade de explorar.

A fachada voltada para a Avenida da Boavista foi mantida. O edifício está classificado como imóvel de interesse municipal.

Um levantamento dos trabalhos de carpintaria originais permitiu replicar o ambiente da casa.

Uma certeza. Tudo começou por aí: Judite Carqueja percebeu que estavam destinadas, ela e esta casa na Avenida da Boavista, no momento em que ali assentou os pés. O edifício não estava na melhor das condições, mas onde há potencial dá sempre para dar um jeito. E naquele que foi sede da STCP, a empresa de transportes públicos do Porto, esse potencial era evidente.

Importa aqui sublinhar que Judite tem experiência na área das propriedades – na sua vida anterior foi alto quadro de um fundo imobiliário. Entretanto, decidiu dedicar-se à hospitalidade. Já tinha uma guesthouse, na porta ao lado, inaugurada ainda não há um ano, e para voos futuros anda já de olho num palacete ali perto. Entre um e outro projeto, abriu, no início de maio, os apartamentos Porto Deluxe, nesta casa burguesa do século XIX – que na verdade são duas, de desenho simétrico – classificada como imóvel de interesse municipal.

O último piso, forrado a madeiras claras, lembra um lodge.

As obras foram demoradas, pelos cuidados que a classificação exige. Ainda que as madeiras estivessem para lá de qualquer recuperação, foi feito um levantamento de corrimãos, rodapés, escadaria, portas e demais trabalhos de carpintaria, para proceder à réplica aproximada do ambiente original do edifício.

 

Cada piso segue uma temática no estilo de decoração. No piso zero, prevalece o ambiente rústico-chique.

Os apartamentos são treze, distribuídos pelos quatro pisos, cada qual com sua temática de decoração: estilo rústico-chique no piso zero, ambiente mais romântico no primeiro, linhas simples e contemporâneas no segundo, e um último piso forrado a madeiras claras a lembrar um lodge. A cada um o seu estilo de apartamento. Em todos eles, comodidade é ponto de ordem. Ou, palavras de Judite, «propiciar o luxo de uma casa burguesa antiga juntando-lhe os confortos modernos». Coisas como banheira de hidromassagem no quarto (em algumas das tipologias), wi-fi, boas camas, posto de carregamento de carros elétricos. Ou, a esse propósito, parque de estacionamento gratuito (por reserva), atributo de grande valor acrescentado nesta zona da cidade.

 

 

Para mobilidade dos hóspedes, Judite planeia a breve trecho disponibilizar-lhes bicicletas, afinal a praia e o Parque da Cidade ficam a menos de meia dúzia de quilómetros, ao fundo da avenida, sempre em linha reta. Isto para além de toda a cidade que há para explorar a pé. O melhor de dois mundos, a partir da rotunda da Boavista.

Tomar o pequeno-almoço fora
Não há serviço de pequeno-almoço, portanto duas opções se levantam: dar bom uso à kitchenette que equipa cada apartamento ou ir à rua. No Casinha Boutique Café, por exemplo, que fica do outro lado da avenida (no nº 854).

PORTO DELUXE APPARTMENTS
Avenida da Boavista, 741 (Boavista), Porto
Tel.: 927214033
Apartamento (2 ocupantes) a partir de 100 euros por noite.

Leia também:

Comida tradicional e do mundo na Avenida da Boavista

3 mercados no Grande Porto para comer e beber

Boavista: neste pub de estilo britânico há cervejas e concertos

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend