O primeiro hotel de Câmara de Lobos homenageia Winston Churchill

No novo Pestana Churchill Bay dorme-se com vista para o mar e a escassos metros do oceano. A cidade piscatória madeirense recebe o seu primeiro hotel numa homenagem ao antigo primeiro-ministro britânico, que se encantou pela sua poncha e bananeiras na década de 1950.

Uma piscina exterior mais convencional, em tons de azul, iria certamente combinar com as tonalidades do mar que lhe serve de vista panorâmica, o mesmo que cobre a baía de Câmara de Lobos, mas a escolha do verde tem a sua razão de ser. Conjuga com as centenas de bananeiras que revestem as encostas desta cidade piscatória madeirense, que ganhou este verão o seu primeiro hotel.

O próprio nome da nova Pousada do Grupo Pestana não deixa margem para adivinhas e esclarece, desde logo, a principal homenagem deste Pestana Churchill Bay, inspirado no antigo primeiro-ministro britânico, que visitou esta região na década de 1950 e a pintou, num quadro de sua autoria. A surpresa fica guardada para a estátua em bronze que foi criada para a inauguração deste novo projeto, e que está situada à entrada, replicando Winston Churchill sentado, de pincel na mão, olhos fixados na tela e charuto na boca, a pintar Câmara de Lobos.

(Fotografia: Gerardo Santos/Global Imagens)

Também no interior dos dois polos que compõem a nova pousada, há frases inspiradoras da autoria desta figura, que descreveu a cidade piscatória como «pitoresca». «O preço da grandeza é a responsabilidade», lê-se numa das paredes do Pestana Churchill Bay, junto a alguns dos 57 quartos, para duas a três pessoas, que têm vista limpa para o mar e as xavelhas – leia-se pequenas embarcações – que estão atracadas a uma distância de poucos metros. A mesma vista que se retrata no papel de parede que ilustra algumas das paredes dos quartos. Quase todos estão equipados com varanda, mesa e cadeiras, a desculpa ideal para um serão a olhar para as estrelas, desde que a noite não esteja muito fresca.

No terraço da pousada, a vista panorâmica para a cidade satisfaz o olhar, mas o olfato e o paladar estão entregues a Carlos Sousa, chef consultor do restaurante Pier One, que tem Diogo Soares como chef residente. O peixe mais fresco que aqui se apanha diariamente está disposto numa vitrina e pode ser saboreado dentro de quatro paredes decoradas com motivos florais ou na esplanada com vista ribeirinha.

O peixe-espada preto, um dos ícones locais, é presença frequente na carta, mas aqui serve-se com milho frito e crocante de alho francês, em alternativa ao habitual, com banana e molho de maracujá. Ao peixe-espada preto fazem companhia frequente o polvo, garoupa, bodião e cavala, algumas das espécies comuns nesta zona. As típicas lapas podem ser provadas como parte de um risoto e a poncha é, claro está, obrigatória.

ARTE URBANA Da varanda dos quartos do Pestana Churchill Bay pode apreciar-se a estrutura de arte que Bordalo II criou para um mural de Câmara de Lobos. Trata-se de um lobo marinho, um dos símbolos da cidade.



Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend