A rede de alojamento turístico Story Studio deu os primeiros passos bem no centro de Coimbra, com um apartamento, e foi crescendo rumo ao interior. A aposta em “destinos autênticos e fora do contexto cidade” começou com a descoberta de uma casa em ruínas, numa visita de lazer a Piódão, aldeia histórica no concelho de Arganil, lembra Márcia Vilar, fundadora e anfitriã – é ela quem fala com os hóspedes e acompanha as reservas, no âmbito deste projeto familiar em expansão.
Já está em marcha, em Monsanto, a transformação de um imóvel em três unidades de alojamento, que deverão ficar acessíveis ainda neste ano. E em finais de junho foi inaugurado o Story Studio Sortelha, nessa aldeia histórica no concelho de Sabugal, “muito bem preservada”. É para lá que viajamos agora.
Ainda a pandemia não tinha estalado quando surgiu a oportunidade de ficar com oito imóveis devolutos dentro das muralhas do Castelo de Sortelha, conta Márcia Vilar. Eram habitações e pelo menos um palheiro. Há um par de anos, começaram as obras de remodelação, segundo projeto do arquiteto Gonçalo Louro, procurando preservar a traça original dos edifícios, convertidos entretanto em 17 unidades de alojamento turístico, com tipologias entre T0 e T2.
Foram conservados vãos de portas e janelas; aliou-se a pedra a um ambiente acolhedor, recorrendo a matérias-primas como o burel, a lã ou a cortiça; portas e outros materiais encontrados “in loco” deram origem a cabeceiras. A decoração ficou a cargo da arquiteta de interiores Teresa Pinto Ribeiro.
Todas as casas têm entradas independentes, kitchenette e piso radiante, na sua maioria estão equipadas com lareiras a bioetanol, e os produtos de limpeza usados são ecológicos, assegura a responsável pelo Story Studio Sortelha, apresentado como eco-friendly. Uma das unidades de alojamento distingue-se ainda por ter um pátio, com espreguiçadeiras, que pode acomodar uma piscina insuflável para os mais novos. E não faltam jogos de tabuleiro, para animar os serões.
O check-in é realizado de forma autónoma, utilizando um código de acesso, e a perceção da anfitriã é que muitos hóspedes aproveitam para conhecer a região, ou não estivessem perto da Serra da Estrela e de atrações como os Passadiços do Mondego e as praias fluviais. Quem preferir ficar por Sortelha pode sempre admirar o património local e caminhar pelas muralhas, apreciando a paisagem – sem perder de vista os sabores da terra, nos restaurantes vizinhos.
Longitude : -8.2245