O novo hotel de Faro tem uma piscina no terraço e quartos com vidros “mágicos”

A piscina de rebordo infinito parece precipitar-se sobre as ruas de Faro. (Fotografia de Reinaldo Rodrigues/GI).
O novo 3HB Faro, com 104 quartos e suítes, ocupa um quarteirão inteiro na Baixa da cidade. Entre os espaços que oferece destaca-se o terraço com piscina e vista para a Ria Formosa.

Um bar de snacks e cocktails, espreguiçadeiras, zonas de descanso e uma piscina. Esta descrição pode assentar a qualquer bom hotel urbano, mas fica aquém do que o 3HB Faro oferece, porque, na verdade, tem uma piscina de rebordo infinito e transparente com 1,40 metros de profundidade e vista panorâmica sobre os telhados laranjas da cidade e a Ria Formosa.

O amplo terraço, equipado com mobiliário contemporâneo e que se divide em vários patamares, é sem dúvida o espaço mais impactante desta unidade de cinco estrelas, a primeira e única, até agora, existente em Faro. O hotel do portefólio do grupo 3HB Hotels nasceu no lugar onde existia o antigo Centro Comercial Atrium (fechado em 2007), construído no sítio de um – ainda mais antigo – cinema.

As obras demoraram dois anos e resultaram, na prática, num novo quarteirão perfeitamente integrado na malha urbana da Baixa de Faro, tendo o hotel um pátio de calçada portuguesa aberto à via pública. Passando a receção e o bar principal, sobe-se aos 104 quartos, distribuídos por vários pisos, e percebe-se que a decoração inclui elementos como palhinha algarvia e até telhas antigas.

Nos corredores, escadas e espaços comuns saltam à vista as madeiras, o aço e o ferro. Os quartos, por sua vez, seguem uma decoração sóbria e contemporânea em tons de amarelo, verde e azul. Algumas tipologias distinguem-se pelo luxo de ter banheiras de hidromassagem em deck ou nas casas de banho, separadas do quatro por um “vidro mágico”, que se torna opaco ou transparente com um simples toque no interruptor.

No leque de serviços, nada falta: spa com piscina aquecida com cascata e jatos de água; banho turco, sauna, duche sensorial; e duas salas de tratamentos. O ginásio, aberto 24h, está equipado com nove máquinas de treino Technogym, espaldar, pesos e tapete de exercícios. O projeto contempla ainda um centro de conferências multifacetado com capacidade para largas dezenas de pessoas.

O restaurante Hábito tem um terraço que pode ser fechado no inverno. (Fotografia de Reinaldo Rodrigues/GI)

Já a oferta gastronómica divide-se essencialmente por dois espaços distintos. Um deles é o Forno Nero – o nome explica logo tratar-se de um restaurante italiano -, cujo menu inclui propostas de comida mediterrânica, com presença dos sabores portugueses mas, em especial, algarvios. Nas proximidades funciona também a primeira geladaria Santini do Algarve, com balcão aberto para a Rua de Santo António.

No topo do hotel 3HB Faro tem lugar o restaurante Hábito, comandando pelo chef algarvio Adérito Almeida, vindo do restaurante À Terra, no Vila Monte Farm House. O símbolo é um polvo astronauta e inspira uma carta de comida contemporânea, mas sem pretensões de atingir o universo estrelado. A promessa do chef é fazer brilhar produtos locais como o marisco (ostras, amêijoas, biqueirão, conquilhas), a flor de sal, as algas, através de receitas que reflitam “as tradições culinárias da terra e da vivência das suas gentes”.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend