O Jardins do Porto Boutique Guest House é um refúgio no centro da cidade

O restaurante Jardineiro funciona num jardim de inverno. (Fotografia de André Rolo/Global Imagens)
Inspirado nas zonas verdes da cidade, o Jardins do Porto Boutique Guest House é um alojamento de luxo que homenageia os jardins e os logradouros portuenses. No restaurante-bar, apropriadamente chamado Jardineiro, serve-se uma carta de base vegetal.

Trazer a beleza dos jardins da cidade para dentro de uma casa burguesa do século XIX foi o desafio a que se propôs Dina Machado, no seu recente projeto de alojamento, com morada na Rua do Almada, a dois passos da Avenida dos Aliados. O Jardins do Porto Boutique Guest House é um convite a desacelerar, reforçado pelos tons terrestres da decoração interior, e pelo surpreendente logradouro – o elemento que inspirou todo o conceito desta guest house a funcionar há cerca de um mês.

Dina, que trabalhou durante 15 anos na Suíça, como gestora global de operações, revela que tinha esta ideia desde pequena, mas só em 2015 começou a pensar em materializá-la, tendo feito um MBA para se “ambientar com a indústria [hoteleira]”. Após a formação, seguiu-se a busca no Porto por uma casa oitocentista, que acabou por encontrar no número 613. Mas o prédio, bastante degradado, exigiu complexas obras de reabilitação, dado que a ideia sempre foi “preservar elementos da memória da casa”. São esses elementos, conjugados com o conforto urbano, que tornam o alojamento encantador. Logo à entrada, somos recebidos por antigos mosaicos hidráulicos, o corrimão das escadas que serpenteia por dois pisos é o original, assim como os lambrins, as molduras arqueadas das portas, e a belíssima claraboia. Trata-se de “um espaço de luxo, mas de um luxo sem presunções”, afirma Dina, explicando que esse luxo está presente, por exemplo, nos materiais usados, nos colchões personalizados feitos à mão e na roupa de cama em algodão de 600 fios.

Suite Palácio de Cristal.
(Fotografia de André Rolo/Global Imagens)

Suite Palácio de Cristal.
(Fotografia: André Rolo/Global Imagens)

Também em seis, de um total de nove quartos – com nomes emprestados de jardins do Porto -, se fez questão de preservar alguns dos elementos de origem, como os pequenos postigos – agora ocupados pelo duche ou pela zona de minibar -, e as varandas em pedra viradas para o jardim ou para a rua.

No penúltimo piso, uma escada azul em caracol leva-nos até ao loft, do qual fazem parte três quartos assotados, que partilham uma zona comum com kitchenette e mesa de jantar, e podem ser reservados em conjunto. O República e o Marquês são quartos standard, com vista para o logradouro, e o São Lázaro é um deluxe, com uma generosa varanda cuja paisagem inclui a Sé, o Coliseu, a Capela dos Pestana e a silhueta das Serras do Porto. Seja qual for a tipologia escolhida, estão garantidas comodidades como minibar, televisão com Netflix, coluna de som sem fios, smartphone com Internet, chaleira, máquina de café e amenities da 8950, produzidos com plantas nativas portuguesas.

Jerónimo Pinto de Abreu, Chef do restaurante Jardineiro e Dina Machado, proprietária.
(Fotografia de André Rolo/Global Imagens)

É na sala do restaurante Jardineiro que são servidos os pequenos-almoços.
(Fotografia de André Rolo/Global Imagens)

Wellington.
(Fotografia de André Rolo/Global Imagens)

O bar, tal como o restaurante, está aberto ao público. (Fotografia de André Rolo/Global Imagens)

É também de plantas, bem como de legumes e vegetais, que se faz a carta do Jardineiro – o restaurante-bar aberto ao público, que ocupa o jardim de inverno e uma pequena zona virada para a rua, respetivamente. Os pratos de base vegetal são uma viagem pelo mundo, guiada pelo chef Jerónimo Pinto Abreu, que ali privilegia a matéria-prima sazonal e biológica que chega da Quinta da Lameira. Em querendo-se os pratos são harmonizados com vinhos portugueses, franceses, argentinos e neozelandeses, cuidadosamente selecionados por Dina, que carrega também um curso de escanção no currículo. Algumas referências são servidas a copo, no bar, na companhia de petiscos, num ambiente intimista e elegante, que está, de resto, presente em todo o alojamento.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend