O hotel de Vila Viçosa que homenageia o mármore alentejano

(Fotografia: DR)
No centro da vila batizada de “princesa do Alentejo”, o cinco estrelas Alentejo Marmòris Hotel & Spa veste-se de orgulho com a pedra nobre da região. Onze anos depois de abrir portas, há espaços renovados.

O retrato de Florbela Espanca está pintado numa das principais fachadas do hotel, ao lado de excertos de poemas escritos pela poetisa, ajudando a imortalizar o legado de uma das filhas da vila batizada de “princesa do Alentejo”. Mas no cinco estrelas de Vila Viçosa, de portas abertas há onze anos e com novidades por estes dias, os motivos de orgulho extrapassam a cultura: a principal homenagem faz-se ao mármore, a pedra-rainha e matéria-prima por excelência desta região.

Uma saudação que se nota por todos os cantos do hotel, em paredes, colunas, lavatórios ou balcões, mas também em obras de arte, como mostra a laranjeira feita de mármore e cobre, situada no lobby, a simbolizar a árvore que preenche as ruas e praças da vila alentejana. No que toca ao mármore, usa-se maioritariamente pedra local – mais de 90% – mas também há apontamentos da mesma pedra vinda da Bélgica, França, Itália, Índia ou Turquia, em especial as de cores como vermelho, amarelo, verde ou preto.

Há quatro dezenas de quartos e suites espalhadas pelo cinco estrelas. (Fotografias: DR)

A piscina exterior e aquecida do hotel, que abriu portas há uma década.

Quando abriu em 2013, o Alentejo Marmòris nasceu como extensão da paixão de Manuel e Maria Ana Alves pelo mármore, depois de vários anos a gerir uma pedreira nesta zona – a mesma pedreira que se vê em fotografias em corredores comuns e dentro do elevador. O cinco estrelas, que deu então vida a um antigo lagar, soma 44 quartos e suites que podem albergar duas a quatro pessoas, alguns equipados para receber pessoas com mobilidade reduzida, e todos com terraço, varanda ou varandim. O maior de todos, com inspiração árabe, tem duas casas de banho e uma sala de estar.

Além do ginásio e da sala de jogos para miúdos e graúdos, o ócio dos dias quentes leva-nos até ao Stone Spa, com salas de massagens, banho turco e dois tanques de hidromassagem. Ainda assim, o pátio é o protagonista estival, renovado recentemente com um deck recheado de sofás e cadeiras-baloiço. É também aqui que se encontra a piscina híbrida e aquecida – metade exterior e metade interior, ou seja começa ao ar livre e termina já dentro spa, ou vice-versa -, rodeada de espreguiçadeiras e equipada com bar.

O salão de eventos do Alentejo Marmòris Hotel & Spa.

O mármore domina a decoração do hotel.

A localização central é uma mais-valia do hotel, que conta com vizinhança verde – a Mata Municipal de Vila Viçosa está mesmo ao lado – e que está a poucos minutos a pé dos ex-líbris da “princesa do Alentejo”, como o Castelo, o Paço Ducal, a Igreja/Convento dos Agostinhos e a Igreja de São João Evangelista.

Quando o apetite aperta, é hora de ir aos recentes Primavera e B’EntreVinhos, os restaurantes situados lado-a-lado no hotel, um interior, dominado por tons quentes e madeiras claras, outro ao ar livre, com cores garridas e pinturas ligadas à natureza e à cozinha. A carta é comum, criada pelo chef Hugo Bernardo, e inclui gaspacho com peixe do rio frito; garoupa com papada de porco-preto; robalo grelhado com migas de alho e coentros; carré de borrego com legumes da época e esmagada de batata; secretos de porco-preto com migas; além de doces clássicos como encharcada e sericaia.

O Stone Spa reúne salas de massagens, banho turco e dois tanques de hidromassagem.

 

Na restauração, há dois novos espaços a paredes meias: o Primavera e o B’EntreVinhos.

O hotel fica situado no centro de Vila Viçosa.

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Largo Gago Coutinho, 11, Vila Viçosa
Telefone
268887010
Custo
() Preço: quartos duplos desde 185 euros, com pequeno-almoço.


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend