No Longroiva Hotel Rural dorme-se entre aldeias históricas e o Douro

O edifício central do hotel, cuja traça se manteve, acolheu, em tempos, as termas. (Maria João Gala /Global Imagens)
As termas ainda não reabriram, mas o Longroiva Hotel Rural continua a ser um íman para amantes da Natureza, ou não estivesse entre o Planalto Beirão e o Alto Douro. Num salto chega-se à aldeia histórica de Marialva ou a Foz Côa.

É no concelho de Mêda, numa zona de transição entre o Planalto Beirão e o Alto Douro, que fica o Longroiva Hotel Rural, um quatro estrelas de eleição para quem procura paz na Natureza. Ainda não é conhecida a data de reabertura das termas, às quais tem ligação direta, e que chegaram a funcionar no edifício central do hotel.

(Fotografia: Maria João Gala/GI)

As experiências de saúde e bem-estar associadas às águas termais estão, pois, em pausa, mas há mais para fazer ali e em redor, garante a diretora do hotel, Maria João Soares. Basta pensar que se está a 15 minutos de viagem do Douro (muitos dos que ali ficam planeiam visitar o Vale do Côa, com a sua arte rupestre, Património Mundial), a menos de uma hora de quatro aldeias históricas – Marialva, Trancoso, Castelo Rodrigo e Almeida – e a hora e meia da Serra da Estrela.

(Fotografia: Maria João Gala/GI)

O hotel, de estilo minimalista, resultou de um projeto do arquiteto Luís Rebelo de Andrade, que procurou manter a traça e a componente de pedra do edifício central. Há 34 quartos, de diferentes tipologias, e dez bungalows (T1, com capacidade para quatro pessoas). Os hóspedes têm acesso a piscina exterior de água aquecida, esplanada, bar e restaurante, apostando este último numa cozinha de autor focada em produtos endógenos, como o cabrito ou os enchidos.

(Fotografia: Maria João Gala/GI)

Para estimular o convívio entre paredes, propõe-se jogos de tabuleiro, havendo ainda a possibilidade de fazer percursos pedestres nas redondezas e experiências vínicas em casas parceiras.


Percurso das termas
O circuito pedestre das Termas de Longroiva, na envolvente da aldeia homónima, tem 6,8 quilómetros, é acessível e faz-se em duas horas e meia. O balneário termal marca o início e o fim.


App das Aldeias Históricas
A aplicação móvel das 12 Aldeias Históricas de Portugal disponibiliza informação sobre trilhos (para caminhar e andar de bicicleta), eventos e mais. Disponível para iOS e Android.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend