Dormir num dos mais antigos edifícios de Aveiro é um dos privilégios de quem fica no 1877 Estrela Palace. Embora esteja de portas abertas desde março, este projeto começou a ser pensado há sete anos, quando Ana Saraiva espreitou o interior da Pensão Estrela, que acabou por adquirir mais tarde. “Quando entrei e vi aquele trabalhado [no teto] foi impossível ficar indiferente”, recorda a proprietária, explicando que o nome é uma homenagem ao antigo negócio.

(Fotografia de Maria João Gala/Global Imagens)

(Fotografia de Maria João Gala/Global Imagens)
Já a data, que estava – e ainda está – presente no teto da entrada, remonta à época de uma das maiores remodelações que o prédio sofreu, às mãos dos Barbosa. Esta família aveirense de negociantes terá colocado os azulejos na fachada, as lareiras em mármore e os tetos trabalhados em estuque, entre outras relíquias, as quais se fez questão de manter na demorada e cuidadosa reabilitação do prédio. Até porque Ana queria “dar a conhecer a riqueza que ele transporta e permitir às pessoas vivenciar a sua história, fazendo de algo antigo uma obra de arte”. Para isso, contou com a ajuda da arquiteta Sónia Cruz e da designer de interiores Lara Lucas que apostou na exuberância de peças como os móveis personalizados, os mármores portugueses e italianos, os puxadores de cerâmica banhados a ouro, o papel de parede pintado à mão, os sofás de veludo, as almofadas Versace e a tapeçaria em lã que cobre as ainda originais escadas em madeira.

(Fotografia de Maria João Gala/Global Imagens)
Não se poupou em detalhes para oferecer uma experiência ímpar, nem nos produtos de higiene presentes nas casas de banho dos nove quartos, distribuídos por quatro pisos. O último acolhe uma suíte com banheira de hidromassagem na varanda e a elegante sala dos pequenos-almoços, onde também funciona um “honesty bar”, que permite aos clientes servirem-se e apontar os gastos numa ficha.
Qualquer um dos quartos ajuda a contar a história da cidade, já que ali se descartou a típica numeração, tendo-se optado por dar nomes de personalidades que foram relevantes para Aveiro, como a Princesa Santa Joana, São Gonçalinho, Lourenço Peixinho, as Salineiras e o Marnoto. Figuras devidamente retratadas em peças de arte de Diogo Landô.
Longitude : -8.2245