Moinhos da Chinchila, um paraíso em Monção com “janelas” no chão

Moinhos da Chinchila, Monção. (Fotografia de Rui Manuel Fonseca/GI)
Tem nome de roedor em alusão, provavelmente, aos que habitavam o antigo moinho (e serralharia) sobre o ribeiro da Silva, um afluente do rio Minho, que corre por baixo daquela construção hoje transformada em alojamento local.

O empreendimento turístico “Moinhos da Chinchila” na aldeia de Longos Vales, Monção, espanta o visitante. De decoração clássica, a moradia em pedra e madeira, com três quartos (capacidade para seis pessoas) tem partes do chão transparentes (em vidro) que deixam à vista (e ao ouvido) a água corrente. As “janelas” para o riacho encontram-se no piso do salão e de um dos quartos. E, por vezes, surgem trutas na paisagem. O som relaxante é uma constante dia e noite dentro e fora da casa.

Ideal para famílias ou grupos, ainda dispõe de uma piscina exterior e de gaivotas para que miúdos e graúdos se passeiem pelo regato. A propriedade pertence ao casal Heitor e Teresa Amoedo, que gosta de receber e de surpreender os hóspedes. Adoça-lhes a boca com um sortido de roscas, roquilhos e papudos, típicos de Monção, e até lhes dá a provar vinho Alvarinho da região.

Moinhos da Chinchila fica situado em Longos Vales, em Monção. (Fotografias de Rui Manuel Fonseca/GI)

O ribeiro da Silva, um afluente do rio Minho, atravessa a casa.

Os quartos podem albergar até seis pessoas.

Passeio ao miradouro do Monte do Crasto

Subir a pé ao Monte do Castro na freguesia de Longos Vales, pode revelar-se um agradável passeio para quem aprecia aliar boas apisagem ao caminhar na Natureza e respirar ar puro. Lá no cimo existe um miradouro de onde se avista toda a aldeia e as existentes ao redor. Se a vontade de caminhar for muita e o tempo ajudar, ainda podem ser visitados o Mosteiro de São João Baptista e o Castro de São Caetano.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend