Publicidade Continue a leitura a seguir

Luz, conforto e sabores italianos no renovado PortoBay Teatro, no Porto

O hotel tem 74 quartos de diferentes tipologias. (Fotografia: DR)

Publicidade Continue a leitura a seguir

O hotel PortoBay Teatro, na Rua de Sá da Bandeira, no centro histórico do Porto, reabriu neste verão, totalmente renovado. Estava de portas fechadas desde março de 2020, e os meses de interregno, devido à pandemia, foram de metamorfose. Agora, apresenta uma imagem mais leve e maior abertura ao exterior – providenciada, desde logo, pelo Il Basilico, restaurante italiano de ambiente descontraído, com acesso direto à rua.

Tanto as áreas comuns como os 74 quartos, de diferentes tipologias, primam por um ambiente de estilo contemporâneo, confortável e assente em materiais naturais, tons claros e sóbrios. Neste quatro estrelas, remodelado pelo ateliê da arquiteta Catarina Cabral, a luminosidade passou a ser a nota dominante, e o que mais separa a sua nova vida da anterior, explica a diretora geral Ana Teresa Matos.

Antes, a decoração, a cargo do ateliê da designer Nini Andrade Silva, remetia para o mundo do espetáculo, ao recriar a atmosfera requintada e intimista de um teatro, com tonalidades escuras e cortinas – ou não tivesse funcionado ali, em tempos, o Teatro Baquet. A aludir a esse passado artístico, já só restam apontamentos subtis, como as luzes a lembrar as dos camarins, nos quartos.

A maior mudança aconteceu no piso zero. O restaurante gourmet Palco e o bar Plateia deram lugar ao Il Basilico, um projeto nascido, há mais de 15 anos, na ilha da Madeira, sede do grupo PortoBay Hotels & Resorts. Entretanto, o conceito estendeu-se a Lisboa e, mais recentemente, ao Porto. Algo a que não é alheia a nova Academia Gastronómica de PortoBay, dirigida pelo chef Benoît Sinthon, que conquistou duas estrelas Michelin para o Il Gallo d’Oro, inserido no hotel de luxo The Cliff Bay, no Funchal.

(Fotografia: DR)

À frente da cozinha do Il Basilico do Porto, sob orientação do chefe executivo Nuno Miguel, estão os chefs Pedro Spínola e Irene Vietti, ambos vindos do The Cliff Bay, onde trabalharam com Benoît Sinthon. Carbonara, bolonhesa, ravioli, lasanha e pizas confecionadas em forno a lenha são algumas das propostas, a que se juntam sobremesas como o tiramisú ou a pannacotta Arlecchino, esta última com losangos coloridos (a saber a framboesa e a maracujá), como no traje do Arlequim, uma personagem da antiga comédia italiana.

O restaurante, que serve doses generosas, está inteiramente focado na cozinha de Itália, e a presença de Irene, chef pasteleira natural daquele país, mais ajuda ao cumprimento dessa tradição culinária. Há conforto no prato, pois, e luz natural na mesa – ela também ali chega, muito graças à claraboia.

(Fotografia: DR)


Campanha
No âmbito da Black Friday, o hotel oferece 20% de desconto numa estadia, em quarto “Gallery”, até 30 de abril de 2022 (exceto de 23 de dezembro a 1 de janeiro). A oferta é válida para reservas feitas até 28 de novembro (estadia mínima de duas noites).


Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.