Lisboa: Um hotel que continua uma longa história

Stay Hotel Lisboa Centro Chiado (Fotografia: DR)
O edifício do novo Stay Hotel Lisboa Centro Chiado é contemporâneo dos Armazéns Grandella, e essa é apenas uma parte da história. Agora, é testemunho de uma cidade à espera do regresso do turismo.

Data do século XVII a construção deste imóvel, de fachada imponente na Rua do Crucifixo, em Lisboa. A sua vocação comercial começou em 1913, ano em que foi totalmente reconstruído para guardar mercadorias dos famosos Armazéns Grandella, que mais tarde viriam a ser o atual (e vizinho) centro comercial. Na década de 1930, o principal importador da Mercedes-Benz em Portugal instalou ali a sua sede e stand até que, em 1941, o arquiteto Lucínio Cruz assinou o figurino que se vê hoje, perfeitamente enquadrado na malha histórica da Baixa pombalina.

O grande incêndio do Chiado, que em 1988 marcou para sempre a história da cidade, poupou o edifício, e hoje, quem nele pernoita está provavelmente longe de imaginar tudo o que aconteceu. Mas a Stay Hotels quer escrever um novo capítulo a partir daqui, depois de ter investido dois milhões e meio de euros no projeto de reconversão do edifício no hotel de cinco pisos e 38 quartos de várias tipologias.

 

Quem abrir as portadas com vista para a rua principal bem pode admirar-se com o perfil do Elevador de Santa Justa e a vista sobre os telhados.

A localização é um dos maiores trunfos do hotel, perto de tudo o que há para visitar (ou revisitar) a partir da Rua Augusta, da Sé, da Praça do Comércio ou da Praça D. Pedro IV. Até a estação de metro Baixa-Chiado, a um minuto de distância a pé, facilita as deslocações.

Quem preferir deslocar-se ao ar livre e evitando multidões pode requisitar uma bicicleta Strida (dobrável e portátil) sem pagar mais por isso. Para ocupar o tempo o hotel tem uma mesa de Internet e jogos, mas ambos estão indisponíveis por prevenção da covid-19.

 

O que também mudou foi o funcionamento da sala de jantar, onde são servidas pequenas refeições como sopas, saladas, petiscos e pratos quentes e cuja lotação foi reduzida para metade. O pequeno-almoço que ali tinha lugar passou a ser entregue à porta dos quartos, entre as 6h e as 12h30, mediante reserva de véspera ou com meia-hora de antecedência. Cada caixa traz leite, café, sumo, iogurte natural, pão, croissant, pastel de nata, uma peça de fruta, queijo, manteiga e um doce de morango.

O Stay Hotel Lisboa Centro Chiado é o segundo a ser criado de raiz, depois do Stay Hotel Porto Centro Trindade, e um dos nove que o grupo já tem em Lisboa, Coimbra, Évora, Faro, Guimarães, Torres Vedras e Porto. O objetivo é chegar aos mil quartos em 14 unidades até 2022, destinados a quem viaja em negócios ou lazer e procura experiências baseadas no bem-estar e proximidade dentro da cidade.

Snacks a qualquer hora
O hotel tem uma carta de snacks disponível 24 horas por dia. Latas de atum e bacalhau em conserva, saladas e pratos quentes são algumas das opções.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend