Hotel Internacional, há mais de um século a receber viajantes no Porto

Hotel Internacional (Fotografia de Pedro Correia)
Despretensioso e tranquilo, o Hotel Internacional, emana uma sobriedade própria do seu estilo conventual, com arcadas e colunas em pedra que convivem com mobiliário mais contemporâneo. Oferece quartos funcionais e confortáveis, bem no centro da cidade.

Inaugurado em 1905, na Rua do Almada, a espreitar para a Avenida dos Aliados, o Hotel Internacional “é o terceiro sobrevivente” do legado hoteleiro da cidade, classifica Filipe Barrias, gerente da unidade centenária. Só o Grande Hotel Paris e o Grande Hotel do Porto lhe superam a idade. Mas bem feitas as contas, a história deste lugar começa ainda antes da dos seus pares. O edifício onde está instalado surge em 1870, já com o propósito de ali funcionar um alojamento, impulsionado pelo desenvolvimento da cidade. “A sua morfologia, o seu edificado, o comércio, o caráter pitoresco das gentes, a alimentação e o clima, todos estes ingredientes já na altura fizeram com que alguns guias ingleses e internacionais fizessem constar a cidade do Porto como destino de procura turística”, explica Filipe.

Hotel Internacional (Fotografia de Pedro Correia)

Hotel Internacional (Fotografia de Pedro Correia)

 

O primeiro inquilino do edifício, no entanto, foi o famoso Botequim das Hortas, aberto em 1880, e frequentado por muitos intelectuais, entre eles Ramalho Ortigão. Nos últimos anos do século XIX, o edifício adquiriu finalmente a função para o qual foi concebido. “É aí que nasce uma hospedaria para caixeiros viajantes, homens de negócios que vinham ao Porto e pernoitavam na cidade”, conta o responsável. A evolução do turismo levou a que em 1905 se abrissem as portas do Hotel Internacional.

Despretensioso e tranquilo, o hotel emana uma sobriedade própria do seu estilo conventual. Todas as ornamentações estruturais – colunas, arcadas e até a escadaria principal – são feitas em pedra, e suportam num dos pisos um pequeno sino, cujo pendor clerical reforça a história de que o edifício tenha, em alguma altura, servido de habitação a freiras. “Isso não está comprovado, mas foi sempre uma lenda daqui da casa”, comenta Filipe. “Se estas paredes falassem”, certamente contariam muitas outras histórias.

Hotel Internacional (Fotografia de Pedro Correia)

Hotel Internacional (Fotografia de Pedro Correia)

 

A família Barrias, experiente na preservação do património histórico da cidade – é detentora dos cafés históricos Guarany e Majestic e de outros espaços hoteleiros -, assumiu a administração do Hotel Internacional em 2014. “Nós herdamos um espólio muito recente, dos anos 80, do que está para trás não temos grande conhecimento”, confessa o responsável.

Sabe-se porém que todas as obras de que o hotel foi alvo mantiveram a sua traça estrutural e os bonitos painéis de azulejos que revestem as paredes. Foi sendo acrescentado algum mobiliário e peças de arte contemporâneas, que convivem, por exemplo, com um piano de 1889. O antigo restaurante Almada, em tempos ponto de encontro de intelectuais e homens de negócios, é agora a sala de pequenos-almoços, e os quartos oferecem funcionalidade e conforto, ideais para quem procura um poiso intemporal no centro da cidade.

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua do Almada, 131, Porto
Telefone
222005032
Custo
() Quartos desde 110 euros por noite (com pequeno-almoço)

Website

GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245



Ler mais







Send this to friend