Hotel Infante Sagres reabre maior e com um Vogue Café

Após cinco meses de obras, aquele que foi o primeiro hotel de cinco estrelas da cidade regressa com um total de 85 quartos – incluindo 10 luxuosas suites -, uma piscina e em Vogue Café.

Inaugurado em 1951, o Hotel Infante Sagres é um ex-líbris do turismo e hotelaria do Porto, tendo acompanhado a história da cidade e o vibrante crescimento dos últimos anos. Encerrado em novembro de 2017 para obras, regressou a 20 de abril com 85 quartos – mais 15 que anteriormente, incluindo dez suítes – um novo deck exterior com piscina e o primeiro Vogue Café na Península Ibérica.

«O Infante Sagres é a joia da cidade e nós estivemos a poli-la», adianta Adrian Bridge, CEO do The Fladgate Partnership, grupo que adquiriu o hotel em 2016 e que detém ainda o The Yeatman, em Vila Nova de Gaia, e o Vintage House Hotel, no Pinhão. Ao longo de cinco meses, várias equipas especializadas em conservação e restauro de arte trabalharam na revitalização do edifício sem abdicar da sua traça original, marcada pela talha dourada dos tetos, deslumbrantes lustres e candeeiros, majestosos vitrais e peças de mobiliário histórico.

O emblemático vitral que ladeia a escadaria que conduz ao segundo piso mereceu particular atenção, tendo os 500 painéis produzidos pela Oficina Ricardo Leone sido retirados, limpos e recolocados um por um. Entre as novas peças adquiridas pelo hotel está uma bandeira de Portugal datada do século XVII, que ornamenta uma das paredes da sala à entrada, e um barco em filigrana que está exposto num corredor no quinto piso.

«O valor histórico do hotel ficou escondido com a degradação e foi desvendado neste processo», afirma Carlos Trindade, diretor geral do Infante Sagres. Os especialistas recorreram a técnicas tão meticulosas como o uso de bisturis, escovas e esponjas de dentes para apagar a passagem do tempo no edifício projetado pelo arquiteto Rogério Azevedo nos anos 1950 (e cujo projeto de recuperação foi encabeçado por António Teixeira Lopes, seu aluno).

A otimização do luxo e do conforto do hotel manifesta-se também no aumento do seu staff, que passou de 50 para 75 colaboradores, o que, segundo Carlos Trindade, «permite oferecer a consistência de serviço e a qualidade que carateriza o grupo». A sala de pequenos-almoços também foi completamente renovada, mas a partir de agora os hóspedes poderão dirigir-se ao Vogue Café para almoços ou jantares ou mesmo para provar um dos cocktails de vinho do porto da carta.

O Fladgate Partnership pretende abrir uma nova ala de quartos em 2019 num edifício contíguo ao hotel situado na Rua da Fábrica. Existe ainda o plano de construir um spa e piscina interior na zona que é agora a cave do hotel, mas nada está ainda definido devido aos processos judiciais relativos à histórica livraria portuense Sousa & Almeida, comprada pela proprietária dos hotéis no ano passado.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

10 geladaria clássicas e modernas onde ir no Porto
Porto: 6 restaurantes onde comer bons grelhados
Muu Steakhouse: carne para descontrair no Porto




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend