Uma mancha de plantas frondosas convida a entrar no Botanic, exclusivo para adultos e aberto há um ano numa lateral do Anantara Vilamoura Algarve Resort. O menu, com cinco cocktails de autor, aposta firmemente nos gins, dispondo de 80 a 90 referências, dos EUA ao Japão – delas, um décimo são de marcas portuguesas como a Black Pig, a Alarve e o Sharish Gin. Às quartas, o bartender Edgar Brito conduz masterclass com prova de três gins, durante as quais revela os segredos do destilado, cada vez mais gastronómico, e que pode ou não levar água tónica.
Divulgar os produtores e os botânicos nacionais é só uma das formas de o Anantara mergulhar na cultura e gastronomia do país, ainda que a marca seja asiática, fundada em Hua Hin, uma península malaia na parte norte da Tailândia. A pedra de toque é fundir-se com o ambiente de cada unidade, mundo fora. Daí que este, o primeiro Anantara na Europa desde há oito anos, tenha tanto de algarvio. O restaurante Ria, à beira da piscina dos adultos, atesta-o, com peixe e marisco expostos numa banca, ao jantar, e pratos como cataplana e peixe grelhado no menu.
O resort acolhe os hóspedes em 260 quartos e suítes, 14 delas destinadas a adultos, com uma sala de estar separada e duas varandas; e 30 quartos com terraços comunicantes com piscina.
Acompanhar o chef executivo Ricardo Cera enquanto escolhe pescado no mercado de Loulé e confecionar o próprio almoço é outra das experiências proporcionadas pelo hotel, que tem uma agenda tão preenchida quanto os hóspedes o desejarem. Receber uma massagem pelas mãos de uma terapeuta tailandesa é uma das ideias, no spa ou numa cadeira de shiatsu, numa tenda junto à piscina.
Também apenas até ao final do verão será possível provar a cozinha tailandesa com pratos do chef Arwuth Boribal, do primeiro Anantara em Banguecoque, no espaço Sensai. Combinando as nuances picantes da comida tailandesa com as cores quentes do pôr-do-sol no terraço, o chef propõe, entre outros, frango em caril verde, sopa de tom yam com camarões e o pad kra pow (carne de porco com molho de ostras, malagueta, alho e manjericão). Banana com leite de coco e manga com arroz glutinoso fecham a refeição. Quem quiser levar as receitas do chef para casa pode ainda fazer uma aula de culinária, que culmina com a prova de três pratos. Por seu turno, o bar no átrio do hotel serve sushi, ao jantar, todos os dias exceto terça e quarta.
Longitude : -8.141959000000043