É o código postal da Lixa que dá nome ao primeiro hotel no centro da cidade. Assim quis Fernando Mesquita, lixense ligado à indústria do calçado, que começou a aperceber-se de que, da grande quantidade de empresários que visitavam mensalmente as mais de mil empresas sediadas na região do Vale do Sousa, poucos eram os que pernoitavam na Lixa, optando por ficar em cidades como o Porto, Amarante ou Guimarães. Foi a pensar neste segmento “corporate”, mas também no “viajante global” ou em quem vem em família para passear ou percorrer a Rota do Românico – já que Felgueiras, concelho do qual a Lixa faz parte, integra a rota com seis monumentos – que Fernando idealizou este design hotel, de portas abertas desde 2018, na Praça Dr. Eduardo Freitas.
Por todo o 4615 Hotel sente-se um ambiente elegante e confortável, com muito branco, dado sobretudo pelo mármore Ibiza, dourado e azul-escuro, uma das cores da cidade. Esta paleta surge logo na entrada, onde está a biblioteca, o business center, com dois computadores, e um enorme televisor, e estende-se até ao bar, mais à frente, aberto ao público. Além de cocktails clássicos e de autor, gins, licores e infusões variadas, ali também se servem saladas, massas, hambúrgueres e um prego no pão que está a fazer sucesso entre os clientes.
- O bar. (Fotografia: Artur Machado/GI)
- O bar. (Fotografia: Artur Machado/GI)
Descendo-se até ao piso inferior, vê-se uma pequena esplanada e logo depois abre-se a sala de pequenos-almoços. Há a vontade de, no mesmo espaço, instalar um restaurante com cozinha de autor, mas ainda sem data prevista para arrancar.
Ao todo, contam-se 16 quartos, nas tipologia standard, queen e uma suite com hidromassagem e um generoso terraço. Distribuídos por três pisos, os quartos apresentam-se amplos, alcatifados, de tons sóbrios e camas grandes, e das janelas, ora se vê a cidade, ora se vê a silhueta da serra do Marão.

Um dos 16 quartos. (Fotografia: Artur Machado/GI)
O carro pode ficar estacionado na garagem e há ainda uma sala de reuniões que homenageia Eduardo Freitas, escritor e historiador nascido na Lixa, e autor de uma das primeiras monografias sobre a região de Felgueiras.
ARC
o aparador Arc, do designer Marco Sousa, é um dos elementos mais marcantes do hotel, e esteve em exposição pelo mundo fora. Os azulejos azuis e brancos remetem para a cidade do Porto e a base de suporte é uma alusão à ponte D. Luís.