Herdade da Matinha, na costa alentejana, renova-se após 25 anos de imersão na natureza

Há novas piscinas para mergulhar na Herdade da Matinha. (Fotografia: DR)
Passados 25 anos, a Herdade da Matinha apresenta-se mais adulta, mas sem perder o colorido e a espontaneidade permitida pelo desfrutar da natureza que a rodeia.

Já lá vão 25 anos desde que Alfredo Moreira da Silva recebeu, pela primeira vez, hóspedes na Herdade da Matinha. O sonho de erguer um turismo rural começara em 1995 e estava prestes a esmorecer quando, na altura, o casal estava de malas feitas para embarcar para a Austrália. Mas uma amiga falou-lhes de um sítio ideal em Cercal do Alentejo, e Alfredo agarrou a oportunidade. Passados quase trinta anos, aquilo que começou por ser apenas uma ruína no meio de um canavial, com quatro quartos sem água nem luz, é hoje um hotel rural com 35 quartos e suites distribuídos por quatro edifícios.

As grandes novidades dão pelos nomes The Family Barn e The Rose Club. O primeiro – com 16 quartos comunicantes, um lobby comum e piscina – foi pensado para acomodar famílias; o outro, com oito quartos um pouco mais luxuosos, destina- se a adultos. Nas imediações existe também uma piscina e ainda cabanas para dormir uma sesta ou meditar. Ambos os núcleos se situam perto da casa original – a The Owner’s House -, onde funcionam os serviços principais.

“A casa existe para se usufruir da natureza”, diz Alfredo Moreira da Silva, artista plástico de 63 anos natural do Porto. A ideia é abrandar o ritmo de quem ali chega e promover uma reconexão com a natureza da Serra do Cercal, que rodeia a herdade de 110 hectares com sobreiros, pinheiros-mansos e medronheiros. Mais de 65 mil árvores foram plantadas pelo próprio, no sentido de recuperar o ecossistema local, maltratado por décadas de agricultura. A herdade está florida também graças à plantação de roseiras que tem feito em homenagem ao seu avô Joaquim, que foi um importante roseirista.

Em contacto com o exterior pode-se também fazer piqueniques e passear, andar a cavalo e ter aulas de surf, tudo providenciado pelo hotel em parceria com empresas da região. Em breve, haverá quatro salas de massagens. Já no restaurante Mesa, a cargo da “cozinheira de mão cheia” Mariana Domingues, o principal é o jantar, composto por entradas, pratos de carne e peixe e sobremesa, a 32 euros por pessoa. À noite vale a pena ficar pelo bar, criado num novo e amplo deck de madeira. O jovem Santiago, de 24 anos, formou-se em gestão hoteleira e ajuda o pai em tudo, incorporando o espírito e os valores de família e amizade que presidem à Herdade da Matinha desde o início.

 

+ O que fazer à volta

Comer no Alma Nómada
O chef Ricardo Leite tem uma nova carta executada com produtos locais e elevada técnica. O restaurante fica dentro no Yelloh! Village Costa do Vizir, em Porto Covo, e tem um ambiente balnear.

Passar pela Rota Vicentina
A Rota Vicentina, com 400 quilómetros divididos em dois percursos, passa ao pé do hotel e desemboca em Porto Covo, pelo que se pode fazer a pé ou de bicicleta. Para mergulhar no mar, existem várias praias, como a do Salto.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend