Évoramonte: Um refúgio alentejano dentro de muralhas

O The Place abriu no verão passado, com três quartos, uma suite e uma vista invejável para a planície alentejana. Mitch e Vicky são os estrangeiros que acordam todos os dias neste cenário, onde gerem o seu alojamento local - e de Évoramonte.

Ver um kilt escocês no meio do Alentejo pode não ser habitual, mas desde que Mitch Webber e Vicky se mudaram para Evoramonte que é muito mais provável. O sul-africano faz questão de envergar a peça tradicional gaélica, embora a nacionalidade escocesa pertença à mulher. «Só no verão é que não consigo usar. Faz muito calor», desabafa Mitch.

Conheceram-se no Reino Unido há 18 anos. Ele era publicitário, ela trabalhava para um cliente de uma das grandes agências daquela área. Juntos, viveram num barco no Tamisa, viajaram e trabalharam em diferentes coordenadas geográficas, até que umas férias em Portugal os conduziram ao Alentejo.
O tempo «com vagar» convenceu-os e acabaram por voltar meses depois, já com a ideia de um bed & breakfast em mente. A procura tardou, mas souberam que tinham encontrado o espaço certo no momento em que se aventuraram dentro das muralhas de Evoramonte, um pequeno paraíso na planície alentejana.

Muitas burocracias e quase três anos depois, o The Place abriu no local do antigo restaurante Convenção. Tem a mesma fachada branca com listas amarelas que o restante casario da vila, mas no interior há uma suite espaçosa com kitchenette, à qual se juntam os três quartos no primeiro andar.
A decoração celebra os gostos da dupla apaixonada por Evoramonte, com muitos livros e revistas de comida e viagens, móveis rústicos feitos em Évora, quadros e pósteres de Tintim.

Os quartos têm vista para a planície alentejana, tal como o terraço, um dos espaços centrais da casa. É aqui que hóspedes – e não hóspedes – podem passar parte do seu tempo, pois o The Place funciona também como cafetaria durante o dia, com pequenos petiscos a serem servidos até às 20h00.

Vinho a copo, tábuas de queijos e enchidos, hambúrgueres e pizas caseiras, feitas por Mitch e Vicky, são algumas das especialidades da casa, além de um prato de pato com abóbora cuja receita o sul-africano não revela.

Ao final do dia, o café fecha, para que os hóspedes possam aproveitar em exclusivo o espaço. Ou reservar uma sessão de observação de aves, graças a uma das parcerias que o The Place tem com um ornitólogo. Qualquer motivo é válido para estender o tempo nesta grande varanda, ainda mais ao pôr do sol. Com aquela vista pela frente, é fácil perceber o que levou o casal a mudar de vida. E tornar Evoramonte o seu lugar no Mundo.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Évoramonte: A vila alentejana com um misterioso castelo
Évoramonte: As novidades dentro do castelo misterioso
Alentejo é um dos destinos europeus para ir na primavera




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend