Esta boutique house é dedicada à cerâmica e a quem trabalha

Ficar na 19 Tile Boutique House, nas Caldas da Rainha, é quase como pernoitar num atelier. (Fotografia: DR)
No coração da cidade há um lugar que junta quase todos os ingredientes para o tornar num local tão rico em história, arte e cultura. Ainda mais agora, que passou a ser cidade criativa da UNESCO. É a 19 Tile, que abriu em agosto de 2018.

Pedro Felner era um viajante experiente e sabia bem o que queria fazer daquele imóvel histórico da cidade. «Quisemos preservar e dignificar, dando-lhe uma nova vida». A boutique house é toda ela dedicada à cerâmica, começando em Bordalo Pinheiro e passando pelos «cerca de 50 ateliers de ceramistas atualmente espalhados pela cidade». De modo que cada quarto consagra um artista contemporâneo, dando a conhecer o seu trabalho.

Pedro acredita que o público que mais procura a 19 Tile é feito de «pessoas viajadas e que procuram uma experiência diferente dos tradicionais hotéis. Que querem um espaço de proximidade, onde exista uma história para contar. Interessante também perceber que grande parte dos nossos hóspedes são pessoas sensíveis à cultura, à arte e ao design». Na apresentação aos potenciais hóspedes, tem uma descrição autêntica: «palmilhámos meio mundo e escolhemos voltar à casa de partida. No coração da cidade que nos viu nascer reconstruímos uma casa onde cabe o mundo». Chama-lhe «um projeto singular e despretensioso, onde a cerâmica é rainha e senhora e bem receber é mantra do dia. Aqui as paredes não têm ouvidos, têm boca e contam-lhe a história de 7 artistas e de uma arte primordial».

(Fotografia: DR)

Pensando bem, não podia ser de outra maneira. A cerâmica é a principal imagem de marca da cidade. Caldas da Rainha tem uma longa história feita por grandes artistas, sendo Rafael Bordalo Pinheiro o mais reconhecido entre todos. Porém, atualmente existem cerca de 50 ateliers de ceramistas espalhados por toda a cidade, para além de uma conceituada escola de design, a ESAD. «Quisemos aproveitar este património artístico e dá-lo a conhecer aos nossos hóspedes. Por outro lado é uma forma de reconhecer e dar a conhecer os artistas locais e o seu trabalho», revela o mentor deste projeto.

Aos poucos, depois dos meses adormecidos pela pandemia, os visitantes estão a regressar à cidade. Na sala de pequeno-almoço há uma mesa enorme, comprida, qual casa de família. Há sempre laranjas e outras frutas frescas, e um cheirinho a café «do Pena», a mercearia tradicional das Caldas. Ali ao lado fica a emblemática Praça da Fruta, dali se sente a cidade, basta ir à janela. No terraço, é comum aparecerem pavões para uma visita-surpresa, sempre que sentem o espaço livre.


Caldas da Rainha: a cidade que é outra louça


A casa – que possui um espólio de dezenas de peças de autor – aposta «num caráter diferenciado e comprometido com a cultura e a identidade locais». Não é só o café «do Pena» ou a cerâmica dos artistas locais, mas até as cores e sabores da Praça da Fruta têm ali lugar cativo.

A 19 Tile Boutique House é composta por cinco quartos duplos, duas suítes familiares e 2 apartamentos. Até março deste ano, 60% dos hóspedes eram estrangeiros, uma tendência que talvez este atípico 2020 venha a inverter.

Pássaros
Na ampla sala do pequeno-almoço os hóspedes têm por companhia peças especiais. Uma delas é um conjunto de melros num galho de árvore (em cerâmica, claro), concebido pelo LABORATÓRIO D´ESTÓRIAS.

19 Tile Boutique House
Rua General Queirós, 46
Tel. 910435284
Web: 19tile.pt
Preço: quarto duplo com pequeno-almoço a partir de 65 euros




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend