Entre vinhas e barro, o luxo do sossego no Solar de Vila Meã

Solar de Vila Meã (Fotografia DR)
Um solar do século XIX virou hotel de charme, abraçado por vinhas, pomares e jardins geométricos. Os interiores são uma homenagem ao passado, bafejados por uma lufada de frescura contemporânea e inspiração nas artes e ofícios de Barcelos. Um refúgio para vários dias de sossego.

Durante anos, e como tantos outros passantes da Estrada Nacional 204, que liga Barcelos e Vila Nova de Famalicão, Carla Rolando admirou o imponente Solar de Vila Meã ao longe, com o desejo de um dia o conhecer por dentro. “Era um amor à distância. Desde pequenina que passava aqui e sempre tive um encantamento por esta casa”, recorda a agora co-proprietária do edifício do século XIX, transformado em hotel de charme, e dos 40 hectares de vinhedo, pomar, jardins geométricos e mata que o rodeia.

Solar de Vila Meã (Fotografia DR)

 

Em 2012, Carla e o pai, José Joaquim Gonçalves, empresário de construção civil, adquiriram a antiga casa de veraneio de uma família portuense que há muito se tinha desapegado do lugar, e aos poucos foram reabilitando a propriedade, com a intenção de abrir portas a quem também tivesse vontade de a visitar.

A vinha foi replantada e aumentada – está para breve o lançamento de vinhos de marca própria -; os jardins, entretanto tomados pela vegetação silvestre foram redesenhados; o pomar reestruturado; e o solar, que apresentava já fortes marcas de degradação, foi cuidadosamente restaurado.

Solar de Vila Meã (Fotografia DR)

 

Equipados com todas as comodidades, os sete quartos do palacete, respeitam a aura clássica do edifício, conjugando mobiliário antigo, já existente na casa, mas refrescado com papel de parede ou uma nova pintura, e peças mais modernas que conferem alguma leveza ao ambiente. “Aqui no solar temos muito pormenor, todos os quartos têm esta sumptuosidade, enquanto que lá em cima os quartos são muito mais leves, mais contemporâneos”, distingue Carla, referindo-se às suítes e apartamentos duplex do novo edifício, resultante da reabilitação de antigas casas agrícolas e da casa do caseiro. Ali, a decoração é inspirada no artesanato de Barcelos, em especial a cestaria e olaria, e o elemento central são os belíssimos tetos forrados a papel de parede. No mesmo edifício cabe ainda o bar e o restaurante Barro, com uma cozinha marcadamente tradicional (está nos planos a abertura de um segundo restaurante, no solar) e uma sala panorâmica em tons de terracota.

Solar de Vila Meã (Fotografia DR)

Solar de Vila Meã (Fotografia DR)

Solar de Vila Meã (Fotografia DR)

 

Localizado a curta distância de grandes cidades minhotas, o Solar de Vila Meã quer ser não só um ponto de partida para descobrir a região mas também um destino por si só. Há bicicletas para quem quiser explorar a propriedade; e num futuro próximo serão dinamizadas provas de vinhos e workshops de cozinha e de artesanato local. Para já, os hóspedes podem ainda fazer piqueniques nas vinhas ou no bosque, relaxar no spa, passear nos jardins, ou simplesmente passar uma tarde molenga na espreguiçadeira, sob a sombra de um dos guarda-sóis listrados a vermelho e branco que contornam a piscina. Daí, o vaivém de carros na Estrada Nacional 204 perde-se de vista ao fundo do extenso vinhedo. Por momentos, esquecemos onde estamos. E esse é talvez o maior luxo de todos.

 

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua Principal, 101, Silveiros, Barcelos
Telefone
253 400 850
Custo
() Quarto duplo a partir de 150 euros, com pequeno-almoço


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend