Douro: O renovado hotel da Quinta Nova tem charme, conforto e uma vista de postal

A Winery House da Quinta Nova, em Covas do Douro (Sabrosa), reabriu este verão totalmente renovada. (Fotografia: DR)
A comemorar o seu 15º aniversário, a Winery House da Quinta Nova reabre totalmente renovada, mas sem perder o charme que já lhe era característico. Os quartos oferecem conforto e sossego, e as janelas abrem vista para uma paisagem de postal, pronta a ser explorada.

É com uma nova decoração, elegante, leve e focada no reaproveitamento do espaço e em trazer frescura aos quartos e salas comuns, que a Winery House volta a receber hóspedes no coração do Douro vinhateiro. O boutique hotel da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo reabriu no início do verão, depois de assinalar o seu 15º aniversário com uma renovação que em nada fez perder o charme que lhe era característico.

Está instalado numa casa senhorial oitocentista, e continua a exibir traços de época em pormenores como os pratos decorativos, o mobiliário antigo ou o belo teto em madeira, que fazem parte da história da propriedade. A Quinta Nova é uma das mais antigas do Douro – tendo até pertencido à Casa Real Portuguesa -, e está na posse da família Amorim desde 1999.

Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo (Fotografia: DR)

 

Com o projeto de renovação, manteve-se o mesmo número de suítes (11 no total), e todas estão agora equipadas com chuveiro, em casas de banho forradas a xisto e janelas abertas para uma paisagem de postal, que aliás, é quadro copioso em qualquer janela da casa. Enquanto os quartos Premium (localizados na casa principal), tomaram tons mais sóbrios, em verde, e com cadeirões forrados a tartan, os Terrace, que têm acesso independente pelo terraço exterior, primam por um ar mais jovial e romântico, com camas de bambu, chão em tijoleira tradicional portuguesa e uma paleta de cores dominada pelo rosa e ocre.

 

O jardim de inverno, uma das salas comuns do hotel, foi vestido com uma mescla de cores, padrões e texturas que fazem, de facto, lembrar um jardim tropical, onde não faltam plantas e até uma gaiola em madeira. Ao fundo da sala encontra-se um armário carregado de livros e revistas para uma consulta tranquila, de quem ali se recolhe no inverno, ou para fugir do sol tórrido no verão.

No calor impiedoso do vale do Douro, a brisa que de tempos a tempos corre no terraço do Conceitus, o restaurante da quinta, é um regalo para quem se deixa enamorar pela paisagem e dali não quer arredar pé. É ainda mais agradável sob a ramada ou à sombra de uma árvore, com a companhia de uma limonada fresca ou um copo de vinho, e é também o lugar ideal para experimentar as criações do chef André Carvalho, pensadas para harmonizar com os vinhos da casa. Os produtos da época e cultivados localmente são o ponto de partida para as combinações saborosas que o chef apresenta, como o risoto de manjericão que acompanha a corvina corada, ou o delicioso mil folhas de pastel de nata com gelado de café.

 

A piscina debruçada sobre as vinhas também convida a contemplar as encostas esculpidas, com o rio Douro a serpentear pelo meio, em sossego. Mas para conhecer ao pormenor a propriedade e a região, a Quinta Nova propõe um leque de atividades mais extenso: visitas guiadas que levam a conhecer a adega, a sala das barricas, a garrafeira subterrânea e o Wine Museum Centre Fernanda Ramos Amorim, onde é contada a história da produção de vinho do Porto. Há ainda provas de vinhos com vista para o vale, e experiências mais práticas, como o “Enólogo por um dia”, que dá a oportunidade a quem participa de criar o seu próprio blend, engarrafar e rotular o vinho para depois levar para casa.

 

Os mais aventureiros devem aproveitar as manhãs ou os finais da tarde (para evitar as horas de maior calor) para fazer um dos percursos pedestres assinalados que atravessam as vinhas. Um deles leva até à capela de Nossa Senhora do Carmo, junto ao rio, onde os barqueiros paravam para encomendar uma viagem segura até Vila Nova de Gaia. Outros passam ainda pelos pomares, o marco pombalino e miradouros.

 

Quem quiser ir mais além, pode sair dali e fazer um passeio de barco, a bordo do Nossa Senhora do Carmo, um trawler de origem inglesa dos anos 1970, que sai do cais do Ferrão e rasga as águas do rio até ao Pinhão, ao cair do sol. Dali, tem-se vista privilegiada para as encostas de um e de outro lado do vale, e no regresso, apesar de ser o mesmo caminho, descobre-se uma visão bem diferente. Assim é o Douro.

Fogo e vinho
Outra das experiências disponíveis na Quinta Nova, que convida a juntar a família e os amigos à mesa do Conceitus, é a abertura a fogo de um Porto Vintage, com recurso a uma tenaz de ferro aquecida.

Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo (Fotografia: DR)

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend